Pular para o conteúdo
Home » 8 Dicas de Conversação em Inglês para Crianças

8 Dicas de Conversação em Inglês para Crianças

Treinar a conversação em inglês com as crianças além de importante é brilhante, pois o mundo infantil e toda a sua cor propicia um melhor aproveitamento das situações, para desenvolver a prática do inglês de forma divertida. 

A conversação em inglês é um processo com as crianças, como em tudo que vamos fazer em nossa vida, por isso fique atento às possibilidades e insira o pequeno nessa prática sempre que possível. 

Por que é importante praticar a conversação em inglês com as crianças? 

Podemos aprender em todas as fases de nossa vida, todavia a infância é um período de notável desenvolvimento das habilidades linguísticas. 

Considerando a notável capacidade que as crianças têm de absorver informações e transformá-las em conhecimento, inserir o inglês nessa fase permite o aprendizado da nova língua por métodos semelhantes aos que são utilizados para aprender a língua materna, de modo que a criança vai aprender as duas línguas ao mesmo tempo. 

Desta forma, a conversação em inglês permite que as crianças comecem a associar a sonoridade das palavras às imagens que elas conhecem e isso facilita o processo de aprendizado da língua. 

A conversação em inglês deve ser desenvolvida com as crianças por meio da utilização de palavras simples do cotidiano, onde será aprimorada a pronúncia. 

Como iniciar a conversação em inglês com as crianças? 

A conversação em inglês com as crianças parece um mistério para muitas pessoas. Uma das grandes preocupações é pensar como elas irão aprender uma nova língua, se ainda não dominam a leitura e a escrita.

A resposta para essa dúvida é notável com o próprio desenvolvimento da criança em aprender a língua materna com uma facilidade inquestionável, podendo ser aplicado o mesmo modus operandi para o ensino e a conversação da língua inglesa, onde aos poucos a criança vai desenvolvendo a capacidade de associar objetos a pronúncia de seus nomes, de modo a consolidar o conhecimento linguístico. 

Confira 8 dicas valiosas para estimular a conversação em inglês com as crianças!
  1. Jogos para estimular a conversação em inglês 

Aqui, estamos falando não apenas dos jogos online, mais também de jogos de tabuleiro, figurinhas, entre outras formas de jogos que podem ser utilizados tanto pelos pais, em casa, para compor a rotina das crianças, como pelos professores em salas de aula. 

O uso de jogos de manuseio pelas próprias crianças dentro da sala de aula, desperta além das habilidades voltadas para a socialização através da interação com seus pares e professores, como pelo desenvolvimento de habilidades da fala, da expressão corporal, do desenvolvimento motor, da comunicação clara e todas essas formas de expressar-se, podem ser realizadas a partir da conversação em inglês, aprimorando a prática do idioma com as crianças. 

Quando estamos falando dos jogos online, existe uma infinidade de jogos disponíveis nas plataformas digitais, em aplicativos de celulares e tabletes que possibilitam o acompanhamento e o contato das crianças com a língua inglesa de uma maneira divertida e criativa. 

Observando esses aplicativos, sites e blogs com essa proposta, podemos destacar alguns que cumprem muito bem esse papel da conversação em inglês. Vejamos:

Existem ainda algumas outras opções que podem ser incorporadas na rotina de crianças maiores para a conversação ou que pode ser usado por toda a família, transformando o momento de aprender inglês em uma interação familiar divertida. 

Entre os mais populares aplicativos e sites encontramos o Duolingo e Pili Pop, para crianças maiores, entre 6 e 10 anos de idade. 

Lembrando que nesses sites existem uma variedade de conteúdos que envolvem contação de histórias, jogos, músicas e outras atividades. E ainda, pais e professores tem a possibilidade de impressão de atividades que vão despertar a imaginação e criatividade das crianças, materializando a experiência digital e contribuindo para a conversação em inglês. 

  1. Utilize pequenas expressões em inglês no dia a dia 

A rotina é uma importante aliada para cuidar e educar as crianças em hábitos saudáveis. Inserir nesses hábitos uma conversação simples em inglês, com expressões que já são trabalhadas cotidianamente ajuda bastante no desenvolvimento do aprendizado da língua. 

Assim, saudações em inglês, expressões de carinho com as crianças em inglês, podem ser parte desse processo de aprendizado. 

  1. Contação de história ou Storytelling 

A leitura com as crianças é uma atividade que dispensa a demonstração dos benefícios gerados, portanto, incluir nesse momento da rotina das crianças a conversação em inglês vai surpreender pela capacidade e rapidez que elas demonstram para aprender as coisas. 

Para isso, comprar parte dos livros de historinhas das crianças em inglês ajuda no aprendizado da língua. Mas, comprar os livros não é o suficiente para desenvolver o hábito da leitura e consequentemente da conversação em inglês.

Para isso, é necessário um momento na rotina que envolva a contação dessas histórias para as crianças, assim como a possibilidade delas próprias contarem as histórias ao seu modo ou aproveitarem seus livros de acordo com as possibilidades da idade.  

A imaginação das crianças é vibrante na hora de ouvir uma história, e com certeza ela vai amar o contato com histórias em inglês e vai absorver tanto quanto achamos possível. 

Os livros devem ser apropriados para a idade das crianças e isso além de contribuir para o seu desenvolvimento de uma maneira geral, ajuda na conversação em inglês. 

Dentro dessa perspectiva do contato da criança com a língua inglesa e o desenvolvimento da conversação em inglês podemos listar alguns livros, tais como:

  • Things that go (Baby Touch and Feel)
  • Bouncing babies (Helen Oxenbury)
  • The Tiger Who Came to Tea (Judith Kerr) 
  • Hush Little Polar Bear (Jeff Mack) 
  • Oh Dear: A lift- the-flap book (Rod Campbell)
  • My first Words Let’s get talking! (Dawn Sirett)
  • My first Colours Let’s Leanr Them all! (Dawn Sirett)
  1. Na hora da brincadeira 

A hora de brincar é o momento de ápice para as crianças de qualquer idade. Elas conseguem extrair brincadeiras de inusitados objetos e situações. 

Pensando nisso, quando for brincar com as crianças estimule a conversação pronunciando palavras ou expressões que já são conhecidas em inglês e adicione novas palavras. Com certeza as crianças vão amar, principalmente se for sobre algo que elas fazem, como em suas brincadeiras favoritas. 

  1. Estude o inglês com as crianças 

Dentre todas as dicas, a questão do estudo em inglês com as crianças é necessária não só no ambiente escolar, mas em casa, mesmo que por um período mais flexível, a partir da simples ajuda com a atividade escolar. 

Nesses momentos se aprimora a rotina e permite um aumento do vocabulário das crianças para a conversação, tão importante para o aprendizado de uma nova língua. 

  1. Acesso a vídeos infantis em inglês 

Os vídeos fazem parte do nosso dia a dia e hoje recorremos a internet e ao uso dos vídeos em diversas plataformas para ajudar a aprender sobre algum assunto, para o entretenimento, entre outras necessidades. 

As crianças, a partir das ferramentas digitais aprendem rapidamente a manusear seus aparelhos e encontram variados vídeos animados e que podem ser utilizados pelos pais e pelos professores como ferramenta para estimular a conversação em inglês, onde, assim como nos livros, os pequenos vão aprender usando a imaginação e visualizando objetos e sonoridades. 

  1. Assista filmes em inglês com as crianças 

Assistir filmes com a família é um importante momento, que agrega valores emocionais para além da tela e da história do filme. 

Pensando na satisfação que esses momentos trazem, principalmente para as crianças, assistir filmes em inglês, assim como na dica dos vídeos, pode ser uma janela para a conversação de maneira criativa com elas.  

Muitas vezes podemos pensar que as crianças têm dificuldade para entender o conteúdo apresentado na história, principalmente as crianças menores, por não terem o domínio da leitura e da escrita ainda, todavia, isso pode ser uma oportunidade para usarem a imaginação e aprenderem, sobretudo se a família escolher um filme que já seja conhecida da criança na língua materna o que vai ajudar com relação ao conteúdo da história e a interpretação dos fatos já conhecidos a partir da língua inglesa. 

  1. Inglês com música! 

A música com certeza é uma forma de aprender que conquista todas as pessoas e com as crianças isso é inquestionável. 

A animação delas na hora de cantar as canções que aprendem na escola ou mesmo de interpretar e gesticular sobre os assuntos das canções fazem transbordar a animação e o aprendizado. 

As músicas são aliadas fundamentais do processo de desenvolvimento das crianças e a conversação em inglês deve aproveitar muito essa parceria divertida para inserir e aprimorar a prática da língua inglesa com as crianças. 

Um dos fatores que permite com que elas aprendam as músicas infantis com facilidade é a repetição, assim, considerando que os pequeninos ainda não leem ou escrevem, mas estão caminhando para esse processo, aprender com música, ou seja, pelo ouvir é uma dica fantástica. 

Se você deseja saber mais sobre a imersão em outra língua para a educação do seu filho, venha conhecer a St. Nicholas School e descubra um ambiente com padrão internacional para o seu filho, onde, além da segunda língua, ele será inserido em uma cultura internacional de ensino, com a promoção de um currículo elaborado em padrões IB a partir de uma educação global e voltada para o respeito às diferenças. 

A St. Nicholas School é a melhor escola infantil particular de São Paulo, com proposta internacional de ensino e ambiente inspirador para receber seus filhos.

Clique no link para fazer admissão agora mesmo!

https://stnicholas.com.br/admissions/.

Author

  • St. Nicholas School

    St. Nicholas School is a school with an international education with the aim of developing responsible, confident and caring citizens. Teaching students to ask the right questions, to get to the right places for them. You can find St. Nicholas School in Pinheiros and Alphaville.

//
//
Alphaville
//
Pinheiros

Exclusive channel for parents interested in getting to know the school.