Pular para o conteúdo

A importância do ambiente de aprendizagem

3 minutos de leitura

Todos são alunos e o aprendizado acontece em todos os lugares. Então, qual é o papel dos ambientes de aprendizagem na escola?

O ambiente desempenha um papel fundamental na promoção e formação de uma aprendizagem holí­stica e significativa. Ambientes focados no aluno e no cultivo de uma imagem forte das crianças – como alunos especialistas – dão a todas as crianças a oportunidade de encontrar sua paixão e explorar seu potencial.Por esta razão, a Escola St. Nicholas continua indo além do design tradicional de salas de aula, criando ambientes com maior flexibilidade e alinhamento mais forte com nossas crenças pedagógicas.

Sentimento

A maneira como o ambiente faz os alunos se sentirem é extremamente importante para seu crescimento e progresso.

As crianças precisam de ambientes seguros e acolhedores que respeitem e celebrem a diversidade, onde todos os membros sejam valorizados individualmente. Espaços onde os alunos sintam-se confortáveis para assumir riscos, cometer erros e aprender com eles.

Ambientes de apoio ajudam os alunos a desenvolver autoestima, resiliência, capacidade de aceitar e enfrentar frustrações e desenvolver uma mentalidade construtiva.

Na St. Nicholas, estamos focados em projetar ambientes que abordem os aspectos socioemocionais do desenvolvimento e que melhor se alinhem à nossa Missão.

Agência

A agência é fundamental para nossa comunidade de aprendizagem. Por esta razão, temos ambientes que se baseiam na percepção dos alunos de si mesmos como agentes centrais em sua jornada de aprendizagem, com base nos interesses individuais e nas necessidades pessoais e conectando-se com paixões e experiências anteriores.

Ambientes de aprendizagem na escola primária

No Primário, criamos novos ambientes de aprendizagem com base em nosso conhecimento profundo de nossos alunos, nossas crenças pedagógicas e a filosofia do IB. Flexí­vel e atraente que desperta curiosidade, admiração, entusiasmo e vontade de aprender.

Estes são espaços personalizados que permitem que as crianças criem e descubram, troquem ideias, recebam instruções e apliquem entendimentos duradouros. Um ambiente que promove um forte senso de comunidade e torna o aprendizado visí­vel para todos.

Temos uma combinação de ambientes flexí­veis e atraentes focados no aluno que fortalecem nossa comunidade de aprendizagem, estimulam a aprendizagem transdisciplinar e baseada na investigação e que promovem a comunicação, a colaboração, a criatividade, a inovação, a ação e a reflexão.

  • Espaços que se concentram na comunicação unilateral para instrução, apresentações, performances e aprendizagem de outros grupos maiores;
  • Espaços que promovem a colaboração em trabalho em grupo, discussão, narração de histórias, aprendizagem com especialistas e aprendizagem com outras pessoas;
  • Espaços individuais, para aprendizagem e concentração sossegadas e focadas, reflexão calma e aprendizagem por conta própria;
  • Espaços abertos de coworking que promovem a interação, a troca de ideias, a oportunidade de se inspirar em outras pessoas ou de encontrar colaboradores e partilhar aprendizagens;
  • Espaços que facilitam a aprendizagem prática e real, fazer, construir,  criar, cozinhar, inovar, experimentar, pensar hipoteticamente, elaborar protótipos, projetar e testar;
  • Espaços que promovem a interação vertical da comunidade, o movimento físico, a colaboração e o jogo.

Saiba mais sobre nossos novos ambientes de aprendizagem do primário:

Aqui na St. Nicholas estamos na vanguarda da educação mundial. Veja o que outras escolas ao redor do mundo também estão fazendo:

https://vimeo.com/328370243

Marcações:
//
//
Alphaville
//
Pinheiros

Exclusive channel for parents interested in getting to know the school.