Pular para o conteúdo
Home » Continuando a Aventura Única de Aprendizado: Como preparar os alunos para a vida após o Ensino Médio

Continuando a Aventura Única de Aprendizado: Como preparar os alunos para a vida após o Ensino Médio

Normalmente,  o tema ‘universidade’ ou ‘faculdade’ gera ansiedade e muitas dúvidas para as famílias com crianças. Afinal, vivemos tempos incertos e obter um diploma universitário é uma dessas conquistas necessárias para alcançar nossos objetivos. Na Escola St Nicholas, os alunos se formam com o Diploma IB e têm acesso a mais de 5,000 universidades em mais de 100 países diferentes – um verdadeiro paradoxo de escolha que aumenta o estresse para muitos. Qual país tem as melhores oportunidades de emprego? Quais aulas meu filho deve fazer se quiser estudar ______? Como meu filho pode escolher uma disciplina ou carreira agora se todos os empregos mudarão na próxima década? Vale a pena obter um diploma de uma universidade no exterior se as aulas são online? Como posso preparar melhor meu filho para a universidade? Subjacente a todas essas perguntas, a maioria das famílias concordaria que, em última análise, deseja que seus filhos sejam felizes e bem-sucedidos em seu futuro. Considerando que a felicidade e o sucesso são definidos em um nível pessoal, é importante focar individualmente no aluno.

É por isso que o aconselhamento universitário e de carreira é essencial para a transição bem-sucedida de um aluno do ensino médio para o ensino superior. Além de fornecer uma grande quantidade de informações sobre admissões universitárias e processos de inscrição para famílias e alunos, nosso papel como escola é orientar os indivíduos em sua aventura única. Para descobrir quem são, quem querem ser e como podem fazer a diferença neste mundo, os alunos devem embarcar em uma jornada emocionante (e às vezes assustadora) de desenvolver maior autoconsciência, reflexão e pensamento independente. A seguir, apresentamos uma visão geral do processo de Orientação Universitária da Escola St Nicholas e as etapas que os alunos seguem no ensino médio, ou seja, do 9º ao 12º ano.

No 9º ano os alunos devem aprimorar suas habilidades de estudo e explorar possíveis interesses por meio de atividades extracurriculares. Além de ser benéfico para seu desenvolvimento geral, o 9º ano é o ano em que muitas universidades começarão a avaliar o histórico acadêmico e a atividade extracurricular dos alunos. No entanto, aos 14 anos, poucos sabem com certeza o que gostariam de estudar na universidade. Mesmo que tenham “certeza”, essa certeza pode mudar após novas experiências e crescimento. As lições que os orientam a refletir sobre suas atuais preferências, pontos fortes e habilidades de estudo são cruciais nesta fase. Eles também devem ser encorajados a descobrir novos interesses que podem levar a atividades extracurriculares de longo prazo e envolvimento em programas de enriquecimento. Isso os ajuda a manter um equilíbrio com seu trabalho acadêmico, diminuir possíveis disciplinas e cursos para o futuro, desenvolver habilidades sociais essenciais e demonstrar compromisso e envolvimento com as universidades.

No 10º ano os alunos tomam decisões que podem afetar suas futuras opções universitárias. Na St Nicholas, eles escolhem suas disciplinas IB para o Programa de Diploma. Como muitos países e universidades têm requisitos específicos de disciplinas para seus cursos, é importante educar os alunos de acordo com seus interesses e preferências. Com as feiras anuais de universidades e carreiras na St Nicholas, alunos e famílias têm a oportunidade de falar diretamente com representantes de admissões de todo o mundo, permitindo que eles entendam melhor quais países e universidades melhor atendem aos seus objetivos futuros. Fazer avaliações formais como testes de personalidade e carreira também é fundamental para identificar as aptidões e interesses de assuntos e carreiras. Usamos duas plataformas e suas ferramentas para fazer isso: Morrisby Profile for Careers Guidance e BridgeU for University Guidance. Educá-los sobre tendências de carreira e habilidades sociais essenciais também permite que os alunos entendam melhor o que é relevante para o mundo hoje e no futuro. Com os resultados da avaliação e o conhecimento sobre os alunos, fornecemos orientação individual e capacitamos os alunos a fazerem escolhas baseados nas informações. 

Os dois últimos anos do ensino médio são os mais cruciais. No 11º ano os alunos devem pesquisar universidades, planejar inscrições e se preparar para testes padronizados (se aplicável). Na St Nicholas, os alunos recebem planos estratégicos personalizados para preparar inscrições para universidades com base em entrevistas e questionários de alunos e famílias. Eles participam de oficinas que vão desde redação específica do país e redação de currículos, como solicitar cartas de recomendação, preparação para uma entrevista, até guias de como se inscrever. Usando a Ferramenta de correspondência inteligente BridgeU, um algoritmo que usa dados de mais de 28.000 universidades globais e o perfil individual do aluno, oferecemos aos alunos a capacidade de descobrir as universidades mais adequadas com base em preferências como localização, tamanho do corpo discente, tamanho da turma, número de estudantes internacionais, abordagens de ensino, custo e muito mais. Com esta preparação, o 11º ano deve ter uma lista de universidades quase finalizada para se inscrever até o final do ano letivo. Isso permitirá que eles comecem a preparar as inscrições para as faculdades durante as férias antes de entrar no segundo ano do Diploma IB, facilitando a intensa carga acadêmica do 12º ano. 

Finalmente, chega o 12º ano com a temporada de inscrições. Para preparar e enviar inscrições de qualidade, é essencial fornecer feedback e orientação aos alunos sobre currículos, redações universitárias e declarações pessoais. Na St Nicholas, o conhecimento das origens e experiências individuais dos alunos permite que a equipe do University Guidance desvende histórias e atributos às vezes ignorados pelos candidatos, resultando em inscrições que realmente mostram suas melhores qualidades. Eles também aprendem sobre os processos pós-candidatura e pós-exame, como solicitação de vistos e moradia, e participam de workshops sobre o que esperar na universidade e outras habilidades para a vida, como criar perfis no LinkedIn.
No dia da formatura do ensino médio, com um currículo no bolso, alguns alunos tiram um ano sabático sem saber o que vão estudar ou que trabalho terão em cinco anos – e tudo bem. As habilidades acadêmicas e sociais que eles irão adquirir ao estudar no programa IB Diploma e ao participar do programa University Guidance os prepararão para um mundo em mudança e para enfrentar as incertezas com confiança. Eles partirão sabendo que sua agência é a chave para fazer escolhas futuras e para abraçar o processo de descoberta em sua aventura única de aprendizado.

Ai-Lien construiu o programa de Aconselhamento Universitário e de Carreiras da Escola St Nicholas e tem sido conselheira universitária nos últimos 5 anos. Ela é uma aluna do Smith College (Massachusetts) e, secretamente, espera que um dia um graduado escolha estudar em sua alma mater.

Author

  • Ai-Lien built St Nicholas School’s University and Careers Counseling program and has been the university advisor for the past 5 years. She is a Smith College (Massachusetts) alumna and secretly hopes that one day, a graduate will choose to study at her alma mater.

//
//
Alphaville
//
Pinheiros

Exclusive channel for parents interested in getting to know the school.