Pular para o conteúdo

Jornada da Escola St. Nicholas em direção à autorização MYP

Share this post on social!

A seção Middle Years na Escola St. Nicholas Alphaville está agora em seu terceiro ano de existência, por isso, vale a pena relembrar o processo que levou a escola, que tinha uma oferta de serviços que só existia no papel, a receber a autorização total para ser a primeira e, atualmente, a única escola na região a oferecer o Middle Years Programme como parte da rede International Baccalaureate. 

Por que MYP?

Uma vez que a escola já era uma escola estabelecida com o Primary Years Programme (PYP), era lógico que a escola oferecesse o Middle Years Programme (MYP) como uma continuação natural da educação oferecida nos anos primários. No entanto, esta decisão não foi tomada à revelia, visto que foram consideradas diferentes opções, mas, no final, o MYP emergiu como o programa que mais se adequava à visão e missão educacional da nossa escola. Como poucos outros programas foram capazes de oferecer o mesmo nível de compromisso com o serviço à comunidade, ou a mesma abordagem acadêmica ampla e variada, ou o tipo de aprendizagem que coloca o aluno totalmente no centro de sua jornada de aprendizagem individual, foi um dever e uma alegria nos comprometermos a lançar o processo de inscrição para autorização total do MYP.

Os estágios iniciais

As fases iniciais do processo de inscrição ocorreram antes que abríssemos as vagas para o Middle School ao primeiro grupo de alunos, o que significou a necessidade de grande introspecção e muita papelada para estabelecer as bases do trabalho futuro. O Middle School não é composto apenas de horários, disciplinas e salas de aula, mas de tudo o que desejamos que nossos alunos se tornem, acreditem sobre si mesmos e aprendam à medida que passam de um ano para o outro, e nossa filosofia sobre isso precisava estar evidente em nossa documentação submetida ao IBO. 

A comunidade escolar

A próxima fase do processo envolveu mais membros de nossa comunidade, conforme mudamos a preparação da inscrição do escritório para as salas de aula, onde os professores estavam ocupados integrando os fundamentos de uma educação MYP em seu trabalho com os alunos. Nenhuma quantidade de documentação, material promocional ou dedicação da liderança pode trazer sucesso para um Middle Years Programme se os professores não estiverem totalmente dedicados e comprometidos. Portanto, seu papel foi fundamental para tornar nosso caminho para a autorização tão tranquilo e bem-sucedido.

Diz um ditado que é preciso uma comunidade para educar uma criança, por isso, toda a comunidade precisava estar envolvida na fase final do processo. Isso incluiu uma visita virtual dos avaliadores de nossas escolas que realizaram uma auditoria abrangente de nossas práticas, embora à distância. Além de não deixarem pedra sobre pedra em suas entrevistas e observações de aulas com os professores, nossos avaliadores também se reuniram com representantes de nossa comunidade de pais, equipe de liderança e, claro, nossos alunos. Seria atenuante dizer que entramos nesta parte do processo com certa ansiedade, mas graças ao profissionalismo de nossos avaliadores e seu interesse genuíno em nosso trabalho, realmente sentimos que demos um bom passo à frente e conseguimos mostrar nossa autenticidade como uma comunidade de aprendizagem curiosa e com mentalidade internacional.

Resultado

Assim que concluímos nossa parte no processo, os avaliadores levaram algumas semanas para considerar suas descobertas e decidir se e quando receberíamos o cobiçado selo de aprovação e subsequente autorização. Mesmo que já tivéssemos completado tudo o que era exigido em nosso nome e a vida tivesse voltado ao normal em St. Nicholas, a espera pelo veredicto final foi excruciante! Embora possa não ter parecido na hora, a espera foi muito curta, e nossa autorização foi entregue na companhia de um excelente feedback sobre nossas práticas e nossa escola. Entre os destaques do nosso relatório de feedback estava o ambiente de aprendizagem que proporcionou amplas oportunidades para experiências de aprendizagem interessantes e alternativas, nossos alunos, que compartilharam seus trabalhos e pensamentos sobre o programa com orgulho, nossas práticas de ensino, que mostraram criatividade, engajamento e adesão para padrões rigorosos de IBO e compromisso total da liderança para entregar um Middle Years Programme bem apoiado e financiado. Como esses são nossos pontos de orgulho em nossa escola, foi um prazer e uma honra ver isso destacado no feedback recebido, e isso servirá como mais um motivador enquanto olhamos para os passos à frente.

O que vem depois

A Escola St. Nicholas Alphaville não é conhecida por se deitar sobre os louros, por isso, continua o caminho para proporcionar uma experiência educacional completa aos jovens de Santana de Parnaíba e outros. Além de continuar na conclusão da seção de Middle Years acrescentando o 9º ano em 2022 e o 10º em 2023, a escola também começou a lançar as bases para a autorização do Diploma Programme, que esperamos ter alcançado no momento em que abrirmos as portas para nosso primeiro grupo de formandos em 2024.

Estamos orgulhosos do que alcançamos até agora e continuamos comprometidos com nossa visão de fornecer uma experiência educacional única por meio da plena participação na rede de cidadania global que o Bacharelado Internacional representa.

Author

Marcações:
//
//
Alphaville
//
Pinheiros

Exclusive channel for parents interested in getting to know the school.