Pular para o conteúdo

Escola bilíngue ou escola internacional: Qual melhor modelo de ensino?

Escola bilíngue ou escola internacional

Uma das maiores preocupações dos pais é com relação a escolha do melhor modelo de ensino-aprendizagem, capaz de satisfazer às suas expectativas e às suas necessidades com relação à educação dos filhos.

O ensino tradicional no Brasil está bem saturado, e mesmo com a reforma do ensino provocada pouco a pouco pelo governo, percebe-se que ela não atende aos requisitos e padrões mínimos de qualidade, o que faz os pais optarem por modelos como o da escola bilíngue ou escola internacional.

Então isso ocasiona um verdadeiro pesadelo para os pais que não acreditam fielmente nas diretrizes do ensino regular formal do Brasil.

Os pais mais zelosos e cuidadosos entendem sobre a capacidade que uma boa educação e uma escola de podem fazer na vida dos seus filhos.

Sendo assim, é primordial que esta fase tão única e intensa na vida da criança seja palco de conquistas e oportunidades inigualáveis.

Através do melhor ensino as crianças e adolescentes podem simplesmente desenvolver técnicas e habilidades desejadas pelos pais que vão fazer toda a diferença na vida deles.

Optar pela escolha de uma boa escola pode influenciar diretamente na construção da personalidade e do senso de cidadania do estudante do ensino infantil ao pré-vestibular e um padrão de educação para além do ensino tradicional vai fará seu filho ir além.

A partir desse pensamento, as escolas bilíngues e as escolas internacionais têm se tornado opção muito recomendada para os pais que preferem matricular seus filhos em sistemas de educação inovadores e de alta qualidade.

Pensando nisso, preparamos para você as especificações do ensino bilíngue e do ensino internacional para ajudá-lo a perceber as vantagens de cada modelo e escolher o que melhor atende as pretensões escolares para a vida do seu filho.

O que é uma escola bilíngue?

Nesse sistema de ensino as aulas são ministradas com o apoio de duas línguas conjuntamente.

Uma dessas línguas é a língua materna, neste caso a língua portuguesa, alternando com outra língua de importância e relevância global.

Assim, o idioma mais comum das escolas com modelo bilíngue é o inglês, porém pode existir escolas bilíngues com outros idiomas, como francês, espanhol ou mandarim.

Neste sistema de ensino a língua materna é usada em 50% do tempo de desenvolvimento do aprendizado, enquanto a língua global estrangeira é aprendida no restante do tempo do ensino.

Principais aspectos do sistema de ensino bilíngue

Este sistema de ensino tem como função contribuir para o maior aprendizado e conhecimento de línguas importantes para a humanidade, assim como mostrar aos alunos um intercâmbio cultural.

O idioma inglês, por exemplo, faz parte da grade de escolas convencionais no Brasil, mas ele não é trabalhado e executado da melhor forma que se pode.

Assim, o ensino bilíngue visa suprir esta deficiência do modelo convencional através da comunicação e expressão direta da língua.

O resultado pode ser conferido com o passar dos anos através da fluência no idioma estrangeiro, como pela facilidade dos exames importantes como os vestibulares e o Enem.

Com isso, os alunos desenvolvem a prática e a fala do idioma nas atividades do dia a dia.

Esta habilidade é adquirida na escola Bilíngue a todo tempo. Em todas as matérias e atividades os alunos descobrem e se aperfeiçoam com a prática do novo idioma.

3 Principais vantagens do ensino bilíngue

  1. Conhecimento de outras culturas
  2. Desenvolvimento de habilidades linguísticas diversas
  3. Melhores oportunidades na vida adulta

1. Conhecimento de outras culturas

Com o sistema bilíngue os alunos têm a possibilidade de mergulhar e aprofundar sobre as mais diversas culturas existentes no planeta através do uso da língua.

Fato que ocasiona em uma maior tolerância e respeito às diferenças culturais do mundo, assim como contribui para o seu currículo de uma forma muito positiva e necessária.

A escola bilíngue adota dois idiomas, principalmente porque acredita que a interação e o conhecimento de outras culturas são também necessários para a formação como cidadão.

2. Desenvolvimento de habilidades linguísticas diversas

Ocorre que aprendendo um novo idioma, o aluno pode inclusive ter referências e habilidades necessárias para os mais variados tipos de campos do conhecimento.

Assim, desde a linguagem científica à linguagem corporativa, compreendendo com exatidão as expressões e significado de toda a linguagem técnica e comum referente ao outro idioma.

Desta maneira, com um mundo cada vez mais conectado e o inglês dominando todas as áreas do mundo é imprescindível dizer que aprender este idioma é muito necessário.

Através deste idioma os alunos ficam a um passo mais perto de alcançar conquistas e sonhos cuja necessidade de fluência em idioma estrangeiro seja fundamental.

3. Melhores oportunidades na vida adulta

De tal modo, conhecer um novo idioma, assim como saber falá-lo fluentemente se torna uma medida de resultados positivos instantaneamente.

Atualmente, pesquisas apontam que pessoas bilíngues e poliglotas conseguem melhores empregos nas mais diversas áreas da economia.

Além de conseguirem salários mais altos em virtude da habilidade aprendida em relação a linguagem padrão do país em que residem.

O que é uma escola internacional?

A escola internacional em contrapartida da escola bilíngue oferece uma estrutura mais profunda e dinâmica de habilidades e métodos de ensino.

Nesse sentido, a escola que também é conhecida como escola unificada tem uma metodologia única de ensino com técnicas atuais e contemporâneas de aprendizagem e métodos pedagógicos.

Assim, a escola internacional pode ser frequentada por estudantes brasileiros e por estudantes estrangeiros que estejam residindo no país, oferecendo ganho cultural para ambas as partes.

A escola internacional baseia-se na ideia de tornar os alunos cidadãos globalizados e conscientes de seu papel no mundo. Além do desenvolvimento de personalidades e vocações de cada estudante.

Principais aspectos da escola internacional

Ela objetiva promover intercâmbio cultural e dinâmico em escala internacional na rotina dos estudantes que a frequentam.

Para isso, as escolas internacionais disponibilizam após a conclusão do ensino o certificado internacional de conclusão da educação básica o IBO (International Baccalaureatte Organization).

Este certificado de renome e importância internacional é reconhecido e aprovado por mais de 140 países em todo o mundo.

Várias universidades e faculdades internacionais prestigiadas e de grande importância global veem no certificado IB o reconhecimento de que seus alunos já estão inseridos no ambiente global, cada vez mais necessário no mundo do conhecimento científico.

As escolas internacionais com certificado IB também conferem diplomas de conclusão aceitos em mais de 140 países!

Desta forma, isso contribui para a aceitação mais rápida e menos burocrática para aqueles alunos que almejam estudar fora. Esta aceitação é adquirida de acordo com o programa do IB.

3 principais vantagens da escola internacional

Com o certificado internacional os alunos terão a capacidade de ampliar o universo de atuação pessoal e profissional, e usar as habilidades desenvolvidas para aplicar na resolução de questões que persistem nas regiões e comunidades em que vivem. 

  1. Vivência com outras culturas
  2. Desenvolvimento de habilidades socioemocionais
  3. Amplitude curricular

1. Vivência com outras culturas  

As questões multiculturais são de extrema importância no cenário das escolas internacionais, pois elas recebem alunos de diferentes países, assim como os estudantes nacionais.

Assim, o estudante não vai apenas aprender uma nova língua para além da sua língua materna, mas desenvolver a vivência com pessoas de variadas nacionalidades, adquirindo experiencia sociocultural e engrandecimento pessoal.

2. Desenvolvimento de habilidades socioemocionais  

A vivência na escola internacional coloca os estudantes em realidades globais, fundadas na inter-relação com pessoas de um mesmo padrão de formação, todavia com relacionamentos sociais distintos, ampliando a visão de mundo.

3. Amplitude curricular

Como já mencionado, uma das grandes vantagens da escola internacional é a obtenção do certificado IB, onde os alunos são cadastrados no programa internacional de ensino, enriquecendo o currículo de modo globalizado.

O currículo IB proporciona independência aos estudantes, onde podem organizar seu tempo, escolher componentes de formação de acordo com sua área de afinidade.

Qual a melhor escolha?

Com várias vantagens entre os dois métodos é comum os pais e responsáveis terem dúvidas a respeito de qual sistema de ensino escolher para seus filhos, a escola bilíngue ou escola internacional?

E esta escolha dependerá em grande parte do perfil de cada família e das potencialidades que cada pai quer encontrar na escola do seu filho.

Se a proposta da família for mais humanitária, visando a aquisição de valores como o trabalho em equipe, o respeito às diferenças e maior integralização com as culturas do mundo e a aquisição de um currículo aceito internacionalmente, a escola internacional é a melhor opção.

No entanto, se o sucesso profissional e pessoal do seu filho for o fator que mais lhe agrade, a escola bilíngue pode suprir e atender as suas maiores expectativas.

Continua em dúvida? Tome agora uma decisão!

 Você pode fazer um teste com seu filho se achar melhor ou se tem dúvidas sobre qual o modelo de ensino mais tem a ver com a sua personalidade e com as suas necessidades, seja a escola bilíngue ou a escola internacional.

 Conhecendo e vivendo na prática como é a rotina de cada um dos tipos de colégio pode fazê-lo chegar a uma conclusão mais exata do tipo de método que mais lhe agrada.

 A experiência que os alunos e estudantes passam através dos dois métodos são inquestionáveis e trarão aspectos positivos para toda a sua vida pós-ensino básico.

 Escolha o modelo que mais lhe agrada e que mais te ofereça a certeza e a segurança de uma trajetória de sucesso e conquistas únicas para a vida pessoal e profissional do seu filho!

Pensando nisso, apresento a St. Nicholas School, que objetiva desenvolver cidadãos responsáveis e independentes em suas carreiras e vida pessoal. 

Traga seu filho para construir um currículo humanitário e globalizado, priorizando o estudo de outra língua em consonância com padrões internacionais de ensino.

Encontre na St. Nicholas School, a melhor escola particular de São Paulo, uma proposta internacional de ensino, voltada para o desenvolvimento individual do seu filho. 

O estudo de uma nova língua e de princípios para a vida.  

Clique aqui e faça admissão do seu filho agora mesmo!

Author

  • St. Nicholas School

    St. Nicholas School is a school with an international education with the aim of developing responsible, confident and caring citizens. Teaching students to ask the right questions, to get to the right places for them. You can find St. Nicholas School in Pinheiros and Alphaville.

Marcações:
//
//
Alphaville
//
Pinheiros

Exclusive channel for parents interested in getting to know the school.