Pular para o conteúdo
Home » O Diploma IB é sobre Aprendizes e Aprendizado

O Diploma IB é sobre Aprendizes e Aprendizado

As provas para o IB Diploma começaram em 28 de abril após um intervalo de dois anos devido à pandemia. Foram 3 semanas de muito trabalho e concentração. Alguns alunos tiveram até três provas por dia, dependendo das disciplinas escolhidas. Antes do início de cada exame, suas conversas entusiasmadas sobre sua preparação, ansiedade, aceitação na universidade e planos para sua vida “depois do IB” mostravam empolgação e comprometimento. Depois que terminavam as provas as reações eram mistas. Eles se abraçavam e riam após as provas “fáceis”  ou reclamavam e comparavam as respostas quando achavam a prova difícil. Independentemente de suas impressões, eles sempre voltavam no dia seguinte prontos para as próximas provas.

Estou muito orgulhoso de todos os alunos, pois durante dois anos eles estudaram em um dos programas de ensino médio mais rigorosos que existe, estavam constantemente produzindo trabalhos para avaliações internas e externas e, no final, tiveram um período de exames intenso de 3 semanas. 

Todo esse trabalho árduo compensa porque os alunos e suas famílias sabem que o IB Diploma é uma excelente preparação para cursos universitários e é aceito em todo o mundo por instituições de prestígio. Muitos alunos que acabaram de fazer as provas já receberam ofertas da Universidade de Georgetown, Universidade de Nova York, Universidade de Toronto, Universidade Northeastern, Universidade de Essex e Universidade de Amsterdã, apenas para citar algumas.

Há alguns anos o IB Diploma é aceito também no Brasil como qualificação de entrada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (medicina), Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Universidade Mackenzie, entre outras.

Além de abrir portas para a maioria das universidades ao redor do mundo, o IB Diploma também prepara bem os alunos para o sucesso na universidade, oferecendo conteúdo disciplinar forte, atualizado e abrangente, especialmente em nível superior, exigindo que os candidatos escrevam um ensaio de 4.000 palavras, façam um curso de teoria do conhecimento (ToK), participem de atividades criativas, ativas e sociais para alcançarem os resultados de aprendizagem do programa CAS (criatividade, atividade, serviço), que promove a mentalidade internacional e a aprendizagem ao longo da vida. Uma pesquisa de 2021 no Reino Unido “mostrou que os alunos do IB Diploma eram significativamente mais propensos a frequentar uma das 20 melhores instituições de ensino superior, a se formar com honras e a se envolver em estudos adicionais após a formatura”.1

Não é por acaso que existem mais de 5.000 IB World Schools em mais de 150 países, sendo 50 no Brasil e 24 no estado de São Paulo.

Os alunos fizeram a última prova no dia 18 de maio e no dia seguinte comemoraram o término do ensino médio em uma animada e alegre cerimônia de formatura, quando receberam o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, concedido pelo Ministério da Educação do Brasil.

St Nicholas faz parte da história do IB no Brasil e oferece o Diploma há 22 anos em uma comunidade inovadora e centrada no aprendizado com a missão clara de promover uma aventura única para despertar a paixão pelo aprendizado, de nossos corações para o coração dos outros e para o mundo.

https://ibo.org/research/outcomes-research/diploma-studies/uk-higher-education-outcomes/

Saulo Vianna é Coordenador de Diploma do IB no campus St Nicholas Pinheiros. É membro da International Baccalaureate Educator Network (IBEN) e trabalha com consultoria, autorização e avaliação de IB World Schools para a região das Américas.

Author

  • Saulo Vianna is the IB Diploma Coordiantor at St Nicholas Pinheiros campus. He is a member of the International Baccalaureate Educator Network (IBEN) working with consultation, authorization and evaluation of IB World Schools for the Americas region.

//
//
Alphaville
//
Pinheiros

Exclusive channel for parents interested in getting to know the school.