Escola Internacional: O que é e quais são os seus diferenciais

Escola Internacional

Com a globalização cada vez mais profunda e enraizada em todo mundo surgem a todo momento, novos desafios e peculiaridades a respeito da melhor educação para as crianças e adolescentes de todo o mundo.

Com isso, pais e responsáveis acabam por ter um leque de dúvidas a respeito de qual a melhor educação para seus filhos, assim como qual melhor forma de sistema educativo adotar.

Você sabe o que é uma escola internacional e quais são os seus principais diferenciais?

A escola internacional tem se tornado uma referência para pais, que não apenas se preocupam com o aprendizado de seus filhos, mas acima de tudo prezam pelas habilidades humanas que eles devem desenvolver.

Nesse sentido, o fato de como a educação pode mudar e formar cidadãos dignos do mundo é uma preocupação constante na vida dos pais que querem ter a certeza de que estão levando seus filhos para o melhor caminho.

Em meio a um turbilhão de novidades na área da educação, a escola internacional tem se destacado cada dia mais.

Sua maneira inovadora, precisa e principalmente globalizada tem ganhado adeptos a cada dia e eles veem no modelo um referencial incrível da melhor formação para seus filhos.

Num mundo cada vez mais intolerante, a escola internacional visa criar naturalmente nos alunos a inserção de valores como o respeito à diferença, o auto senso crítico e a capacidade de melhorar o mundo com ideias igualitárias e progressistas.

Portanto, a escola internacional é uma alternativa e a resposta que o mundo está procurando atualmente, já que os métodos híbridos e comuns de ensino no mundo todo se tornaram obsoletos e repetitivos em grande parte do planeta.

O que é a Escola Internacional?

A escola internacional é uma escola diferenciada onde o ensino é globalizado e diversificado.

Na escola internacional temos um vasto universo de professores, alunos e gestores de diversas etnias e falantes de uma diversidade de línguas, todos com um propósito de interagir entre si e desenvolver uma educação que possibilite a vivência em qualquer lugar do mundo.

Este propósito é assertivo porque valoriza todo o contexto necessário para que os alunos aprendam desde cedo valores necessários, que o mundo precisa hoje e vai precisar nas próximas décadas.

Um modelo que mistura alunos e professores com línguas maternas diversas, vindos de outras práticas culturais.

Na escola internacional os alunos aprendem e aplicam desde cedo a ideia de pluralidade da vida.

Assim percebem que é natural falar outros idiomas, se alimentar de maneira diferente, ter outras ideias e pensamentos e que estar em um mundo diverso contribui muito para que a experiência de vida de cada um seja incrível e visionária.

A diversidade linguística e cultural presente na escola internacional começa pela forma de comunicação. O ensino é oferecido através de uma língua global do interesse de cada sociedade.

Geralmente é o inglês, mas também pode ser o espanhol, o mandarim ou francês, porque são línguas mais globalizadas e integradas da sociedade mundial.

Além de terem um número muito maior de falantes no mundo.

Desse modo, a educação oferecida aos alunos pela escola internacional visa prepará-los para o ingresso de universidades internacionais de prestígio.

Afinal, essas universidades têm como princípio o desenvolvimento de habilidades e profissões que promovam maior integralização e cooperação entre o mundo, a fim de promover cooperação e desenvolvimento dos povos.

Como funciona uma Escola Internacional?

Na escola internacional o aluno tem a possibilidade de receber o IB (International Baccalaureate), o diploma internacional que é aceito por mais de uma centena de países no mundo.

O ensino da escola internacional visa transformar os alunos em protagonistas mundiais, com aprendizagem profunda, com o desenvolvimento de currículos únicos com habilidades diversificadas desde a infância.

Também promovem o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para as áreas que eles pretendem seguir, além de transformá-los em pessoas de excelente comunicação, senso crítico-reflexivo e apresentarem soluções necessárias como a ideia de igualdade e sustentabilidade.

Assim o aluno da escola internacional ao final do Ensino Médio recebe além do diploma reconhecido pelo MEC, o diploma internacional o IB, que facilita a vida daqueles que optarem por seguir carreiras em universidades internacionais em mais de 100 países.

Até mesmo as universidades brasileiras de prestígio e renome optam cada vez mais em ter no seu corpo de alunos, estudantes com o IB como alternativa para o ingresso nas suas instituições em substituição ao vestibular comum.

Diferenciais de uma Escola Internacional

Veja abaixo as vantagens de uma escola internacional para a formação escolar do seu filho:

1. Método Inovador

A escola internacional utiliza um método único e de muita inovação na área pedagógica.

Este método visa reunir o melhor atributo de cada aluno e de cada cidadão do mundo, para desenvolvê-lo e aprimorá-lo com perfeição durante toda a trajetória do estudante, do ensino infantil ao ensino médio.

O método é aplicado e difundido cada dia mais em vários países do mundo. Visionário e preciso, ele pretende fazer com que cada estudante saia do ensino médio preparado para todos os desafios da universidade e da vida adulta, aliado ao desenvolvimento de valores de múltiplas particularidades.

2. Diversidade Cultural e Linguística

Os alunos aprendem os idiomas mais importantes no mundo globalizado atual. Além de entenderem desde cedo o significado de multiculturalismo e os seus benefícios para toda uma sociedade na construção de um mundo melhor.

Estabelecem contato com pessoas de várias culturas, conhecendo não apenas a língua falada em outros países, mas práticas sociais diversas.

3. Mentalidade Global

Os estudantes têm um aprendizado voltado para o desenvolvimento de habilidades no campo mundial, além de terem acesso a conhecimento das áreas necessárias para os próximos anos, como a pesquisa científica e a tecnologia e biotecnologia.

4. Ensino Diferenciado

O ensino-aprendizagem é desenvolvido de forma inovadora. Os professores desenvolvem layouts e organogramas que facilitam o aprendizado dos alunos e cria-se assim um método mais assertivo e competente de aprendizado, gerando autonomia dos alunos e desse modo, desenvolvendo a responsabilidade com o próprio aprendizado.

5. Trabalho em Equipe

O trabalho em equipe é muito utilizado na escola internacional.

Isso porque ele auxilia na troca de informações entre os alunos e professores, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades, como a capacidade argumentativa, assim como a inclusão, a partir da aceitação potencial das ideias de todos os envolvidos na construção grupal, de algo maior no processo, gerando maiores resultados.

6. Múltiplos Recursos Didáticos e Tecnológicos

 A escola internacional disponibiliza uma série de recursos didáticos inovadores aliados à tecnologia, para que os alunos tenham afinidade desde já com os métodos modernos e eficazes que otimizam o processo de aprendizagem que ainda é defasado em grande parte do mundo.

7. Possibilidade de aprender novos idiomas

Assim os alunos estrangeiros têm a possibilidade de conhecer e se adaptar a língua portuguesa assim como os alunos brasileiros ou portugueses têm uma alternativa saudável de aprender e se comunicar em outros idiomas.

8. Ensino voltado para os interesses da sociedade atual

Desta maneira, os alunos ficam integrados nos contextos e desafios do mundo atual.

Rodas de conversa e debates a respeito de assuntos importantes, como sustentabilidade, respeito ao próximo e avanço tecnológico fazem parte da rotina dos estudantes da escola internacional, criando assim o senso crítico e reflexivo sobre a vivência social e as oportunidades que os aguarda.

9. IB e sua importância na formação acadêmica dos alunos

O IB, que é também conhecido como o diploma internacional, é um currículo respeitado e valorizado em todos os países e continentes.

Ele é extremamente considerado e utilizado por universidades de todo o mundo.

O currículo IB conta com um processo e desenvolvimento de habilidades que são cada vez mais necessárias e procuradas pelas instituições de ensino superior internacionais.

Entre essas habilidades podemos citar a formação de um ser humano:

  • Questionador
  • Investigador
  • Autônomo
  • Reflexivo
  • Com capacidade de liderança
  • Construtor de processos pessoas e sociais inovadores
  • Propenso ao trabalho em equipe
  • Intelectualmente desenvolvido

O IB é um aliado importantíssimo na formação dos estudantes e alunos da escola internacional.

Este documento comprova que o aluno já passou por um processo de intercâmbio cultural e linguístico, ainda na fase primária e secundária do ensino e este intercâmbio é muito preciso para o desenvolvimento e maior resultado dos estudantes universitários.

Desta maneira as universidades se tornam lugares com um espaço igualitário e globalizado, onde todos os cidadãos do mundo têm seu desenvolvimento e a presença de indivíduos que se comprometem com a construção de um mundo melhor.

Está pensando em escolher uma escola com propostas Internacional de Ensino para o seu filho?

Venha conhecer a escola Internacional St. Nicholas School!

Temos um compromisso com a história pessoal de cada estudante, tornando cada história única e contribuindo com a experiência individual, e crescimento pessoal do seu filho.  

O colégio visa oferecer aos alunos o desenvolvimento de valores e princípios necessários para toda a vida, como respeito, autoconfiança, pluralidade, responsabilidade e liderança.

Traga seu filho para construir um currículo humanitário e globalizado, priorizando o estudo de outra língua em consonância com padrões internacionais de ensino.

Encontre na St. Nicholas School, a melhor escola particular de São Paulo, uma proposta internacional de ensino, voltada para o desenvolvimento individual do seu filho. 

O estudo de uma nova língua e de princípios para a vida.  

Clique aqui para fazer admissão do seu filho no St. Nicholas School agora mesmo!