Pular para o conteúdo

Soft skills: Como desenvolver essas habilidades nas crianças

Soft Skills em Crianças

Você sabe o que são soft skills? São ferramentas essenciais para o desenvolvimento socioemocional e serão de grande utilidade em todas as fases da vida de uma pessoa. 

Essa é uma expressão recorrente não só no mundo corporativo, mas em todos os setores da vida cotidiana e deve ser compreendida no processo de aprendizagem das crianças desde os anos iniciais de formação escolar.  

O que são soft skills? 

As soft skills são habilidades relacionadas ao comportamento humano direcionadas para as questões emocionais e sociais aprimorando a personalidade de cada indivíduo. 

Trabalhando as soft skills na educação de crianças desde as séries iniciais, estes podem aprender a interagir com outras pessoas de maneira proativa, criativa e empática, com naturalidade. 

Dessa forma, as soft skills parecem apenas habilidades naturais dos indivíduos, e se ele não as tem não poderá desenvolvê-las.

Todavia essa ideia se aplica em partes as soft skills, pois podem ser desenvolvidas a partir de uma boa orientação. 

Por outro lado, algumas pessoas nascem sim com habilidades comportamentais específicas. Afinal, todo mundo conhece alguém que parece ter nascido com uma grande capacidade comunicativa, ou um enorme dom para a liderança ou mesmo uma enorme capacidade de escutar o próximo e ajudar nas suas necessidades imediatas.

Como funcionam as soft skills? 

Levando em consideração que algumas pessoas simplesmente nascem com habilidades socioemocionais, podemos ser levados a pensar que não há como aprender essas habilidades, não é mesmo? 

Se você pensou dessa maneira, trago uma ótima notícia, principalmente se deseja que seus filhos desenvolvam tais capacidades. 

Em um ambiente escolar que trabalhe o desenvolvimento dessas habilidades de forma leve e divertida, as crianças são despertadas para agir nas situações aplicando as soft skills. 

Vamos exemplificar essa situação de desenvolvimento e aprimoramento das habilidades, pensando por exemplo, que se a criança tem dificuldade de falar em público, deve ser estimulada para esse processo adquirindo segurança para fazê-lo em um ambiente acolhedor. 

O contrário dessa situação também poderia ser aplicado para uma criança que costuma monopolizar as situações, atraindo toda atenção para si, sendo colocada como uma ajudante, desenvolvendo a empatia como ferramenta sócio emocional positiva, aprendendo a liderar em parceria com os colegas. 

Qual a diferença entre Soft Skills e Hard Skills? 

Antes de prosseguir falando sobre as soft skills, devemos compreender que existe uma outra expressão que lida com as habilidades e desenvolvimentos, todavia como aponta significado da expressão, as hard skills, estão relacionadas às habilidades técnicas que uma pessoa domina. 

A maior diferença entre as soft skills e as hard skills talvez seja a capacidade de certificar estas, enquanto aquelas são notadas pela convivência entre as pessoas. Assim, as hard skills se dão a partir da busca de graduações profissionais, sendo aplicadas com esse intuito em currículos e entrevistas de empregos, por exemplo. 

Enquanto isso, as soft skills são habilidades que promovem maior amplitude de aplicação prática, estando diretamente relacionada ao bom relacionamento entre as pessoas. 

Confira as soft skills que podem fazer toda a diferença na vida de uma pessoa e lembre que o seu filho pode começar a desenvolvê-las desde cedo, já nas primeiras experiências escolares:

  • Controle das emoções
  • Pensamento criativo 
  • Atitude colaborativa
  • Boa comunicação
  • Escutar com atenção
  • Gerenciamento do tempo 

Confira 3 dicas para desenvolver soft skills nas crianças

O ambiente escolar propicia já nos primeiros contatos com colegas e professores situações e direcionamentos que aprimoram cada vez mais o desenvolvimento das soft skills nas crianças.

Uma pergunta recorrente é como são trabalhadas essas habilidades durante as aulas? 

Quando a escola tem a preocupação de formar cidadãos globais, a metodologia de ensino abrange estratégias que colaboram com a formação social e individual de cada criança. 

No ambiente escolar essas habilidades são praticadas a partir de eventos comuns. Podemos citar 3 dicas de como incentivar o desenvolvimento dessas habilidades no ambiente escolar. 

Veja a lista e descubra como aplicar cada uma delas no dia a dia da sala de aula:  

  1. Promoção da interação entre as crianças
  2. Compreensão e respeito à diversidade
  3. Reforço da autoestima e do autoconhecimento

1.Promoção da interação entre as crianças

A educação infantil é um significativo contato de interação social para as crianças. Nesse ambiente elas demonstram os primeiros traços de sua personalidade.

Algumas crianças têm um perfil desinibido, centralizando a atenção do ambiente para si, o que permite aos professores direcionar um aprendizado de compartilhamento dessa atenção sem influir na personalidade.

Por outro lado, nota-se rapidamente as crianças com perfil mais intimista, devendo ser estimuladas a desenvolver as habilidades de comunicação.

A promoção dessa interação entre as crianças gera um equilíbrio. O ambiente escolar proporciona a reflexão necessária para a construção desse aprendizado. 

2. Compreensão e respeito à diversidade

O desenvolvimento dessas habilidades é um processo continuado, na medida que a socialização como uma garantia da criança, permite que ela conheça, entenda e respeite a diversidade a partir das vivências sociais, convivendo com outras crianças e adultos que não pertencem ao seu ciclo familiar, aumentando assim a segurança social e o conhecimento sobre ela mesma e as demais pessoas.

Desse modo, a compreensão e o respeito à diversidade estão ligados à capacidade de dialogar que a criança vai adquirindo dentro do processo de desenvolvimento das soft skills. Através da gerência de suas emoções, elas são capazes de demonstrar acima de tudo afeto para consigo e com os outros. 

3. Reforço da autoestima e do autoconhecimento

Nós vivemos em constante transformação e no meio de todas as mudanças que enfrentamos ao longo da vida, temos a necessidade de nos voltarmos para nós mesmos por algum período, e encontrarmos nosso verdadeiro eu. 

Assim, o autoconhecimento está diretamente ligado com a capacidade de desenvolver a autoestima. Quando pensamos na criança, a construção da autoestima e do autoconhecimento ajudam a promover uma identidade segura, conhecer suas limitações e potencialidades físicas, sociais e emocionais.  

Assim, as potencialidades físicas de uma criança podem ser trabalhadas quando ela desperta um interesse por um esporte ou mesmo desenvolve a habilidade musical. 

Já as potencialidades sociais, estão relacionadas com as interações que ela realiza nos ambientes utilizando o conhecimento de mundo que adquire constantemente. 

Suas habilidades emocionais ganham cada vez mais sentido, na medida que os sentimentos são esclarecidos e ela entende que tudo que sentem faz parte da nossa natureza. 

5 vantagens do desenvolvimento das soft skills na educação infantil

Podemos apontar algumas vantagens primordiais perceptíveis em crianças que tem uma educação direcionada ao desenvolvimento das soft skills. 

Entre as vantagens podemos listar:   

  1. Cooperação
  2. Empatia
  3. Criatividade 
  4. Inteligência emocional 
  5. Comunicação

A cooperação pode ser percebida na criança a partir de situações como ajudar um colega que não conseguiu encontrar determinado material para realizar a tarefa sugerida pela professora para aquele momento, ou mesmo através do companheirismo nas brincadeiras, dando o lugar para o outro brincar, cedendo o brinquedo preferido, entendendo que dividir também é cooperar. 

De forma prática, empatia é se colocar no lugar do outro, principalmente em situações desfavoráveis. Observando as crianças, percebemos que elas conseguem entender os sentimentos do outro e isso pode ser cultivado de forma benéfica. 

Manter o diálogo com a criança, explicando o porquê das situações pode gerar um sentimento de empatia a partir da compreensão. Podemos então ajudar as crianças a serem mais empáticas, se preocupando com o bem-estar dos outros de forma respeitosa. 

Ser um bom exemplo de empatia é a maneira mais eficiente de demonstrar o bom resultado gerado pela empatia. 

A criatividade é uma habilidade que as crianças acabam ensinando para os adultos. Parece que ao longo da vida vamos perdendo a capacidade de sermos criativos, de reinventar coisas ou de transformar situações. Com as crianças isso é natural e pode ser aperfeiçoado no ambiente escolar com atividades lúdicas direcionadas. 

Quando o assunto é inteligência emocional, digamos que também ficamos para trás, visto que as crianças têm uma capacidade de esquecer e seguir em frente como raramente se vê nos adultos. 

A comunicação é uma habilidade aprimorada na escola, sendo direcionada, de modo que as crianças aprendem que ela se dar de diversas maneiras e que a mais eficiente é escutando o outro para só assim expor a própria opinião, despertando além da comunicação a ideia de respeito a fala dos colegas, assim como a do professor. 

Desde cedo as crianças aprendem a levantar a mão para falar no ambiente escolar e isso gera a percepção quanto a existência de diálogos como formas de comunicação saudáveis e efetivas. 

Se você deseja ter o seu filho em um ambiente favorável ao desenvolvimento dessas habilidades socioemocionais, a partir da construção de uma educação globalizada voltada para o crescimento pessoal da criança, venha conhecer a St. Nicholas School. 

A escola é um ambiente de extrema importância para fornecer ferramentas de desenvolvimento pessoal que a criança irá aplicar em toda a sua vida, conseguindo gerir suas emoções e entender o mundo com respeito, empatia e proatividade. 

Convido você a conhecer a St. Nicholas School, a melhor escola infantil particular de São Paulo, com proposta internacional de ensino, voltada para o desenvolvimento individual do seu filho. 

Clique aqui para fazer admissão do seu filho agora mesmo!

Author

  • St. Nicholas School

    St. Nicholas School is a school with an international education with the aim of developing responsible, confident and caring citizens. Teaching students to ask the right questions, to get to the right places for them. You can find St. Nicholas School in Pinheiros and Alphaville.

Marcações:
//
//
Alphaville
//
Pinheiros

Exclusive channel for parents interested in getting to know the school.