fbpx
Pular para o conteúdo

Perguntas e Respostas (P&R)

Perguntas Frequentes

Saiba mais sobre a Escola St. Nicholas

Uma escola internacional é em sua essência uma escola cujos valores guiam as crianças para serem cidadãos globais, com a mentalidade internacional que entendem que todo o mundo é seu e que há espaço para todos. Nesse tipo de instituição a diversidade cultural é celebrada e, com isso, valores como respeito, cidadania, curiosidade e cuidado são desenvolvidos. 

Por ser uma escola internacional, os alunos da St. Nicholas conectam seu aprendizado com suas comunidades locais, nacionais e internacionais. O aprendizado é guiado pela investigação, gerando perguntas e ativando habilidades de pensamentos crítico e criativos. Os alunos descobrem e usam sua voz, envolvem-se em suas comunidades e tomam atitudes com propósito que geram impacto.

Uma verdadeira escola internacional não é só bilíngue, mas sim, multilingue. Na St. Nicholas, a maioria das aulas são ministradas em inglês, com exceção de Estudos do Brasil, Português e outros idiomas e nos valemos das vantagens de nossa diversidade linguística para enriquecer o aprendizado. Com mais de 20 nacionalidades juntas todos os dias, aprendemos uns com os outros, construindo valorização dos idiomas e experiências representadas no campus.

Os alunos têm a oportunidade de estimular o idioma materno enquanto desenvolvem-se em múltiplos idiomas. Quando eles chegam ao Diploma Program, à idade de 16 anos, escolhem estudar uma variedade de idiomas, incluindo seu idioma materno.

Os valores da St. Nicholas estão em sintonia com os valores do International Baccalaureate (IB) e nós adotamos o programa dos Primary Years (Ensino Fundamental) nos campi de Pinheiros e Alphaville, o programa dos Middle Years (Ensino Médio) em Alphaville e o Diploma Program em Pinheiros e Alphaville, justamente para que nossos alunos tenham o mundo como opção para seu futuro. O Diploma IB não é só um programa, é a jornada transformadora que prepara os alunos para a dinâmica cena global.

Algumas das vantagens de ser uma IB World School que estão verdadeiramente integradas em nossa prática são:

  • Encorajamos os alunos de todas as idades a ter pensamento crítico e a contestar suposições;
  • Encorajamos alunos de todas as idades a considerar tanto o contexto local quanto o global;
  • Celebramos e desenvolvolvemos alunos multilíngues;
  • Nossos alunos sabem como fazer perguntas desafiadoras;
  • Nossos alunos aprendem em várias disciplinas;
  • Nossos alunos desenvolvem habilidades de pesquisa que comprovadamente os ajudam no ensino superior;
  • Nossos alunos são estimulados a serem ativos em suas comunidades e a levar o que aprenderam para além do estudo acadêmico.
  • As melhores práticas educacionais são desenvolvidas para além de sistemas nacionais e de governo, incorporando práticas de qualidade advindas de pesquisa e de nossa comunidade global de escolas, que são alinhados com muita maestria aos requerimentos e expectativas locais;

A St. Nicholas tem um longo compromisso com o International Baccalaureate (IB), formando alunos pelo Diploma Programme desde 2000. Os valores da St. Nicholas estão alinhados com os valores IB e implementamos o programa completo com todos as fases do IB. São elas o Primary Years Programme (Ensino Fundamental) (Pinheiros e Alphaville), o Middle Years Programme (Ensino Médio) (Pinheiros e Alphaville) e o Diploma Programme (Pinheiros e Alphaville). Cada um dresses programas é desenvolvido de maneira que nossos alunos tenham o mundo como opção para seu futuro. O aprendizado em uma IB World School não é só educacional, é uma jornada transformadora que prepara os alunos para a cena dinâmica global.

Um ensino IB:

  • Inspira pensamento crítico e criativo em alunos de todas as idades;
  • Desenvolve-se independentemente de sistemas nacionais e de governo, incorporando práticas de qualidade advindas de pesquisa e de comunidade global de escolas;
  • Encoraja alunos de todas as idades a considerarem os contextos local e global;
  • Desenvolve multilinguismo e cidadania global;
  • Capacita os alunos a fazer as perguntas certas e a descobrir as respostas;
  • Extende e desenvolve habilidades e conhecimento além das linhas tradicionais de disciplinas;
  • Capacita os alunos com habilidades de pesquisa e comunicação necessárias para o ensino superior;
  • Estimula os alunos a serem ativos em suas comunidades e a levar seu conhecimento para além do estudo acadêmico.

Aprendizagem transdisciplinar visa preparar os alunos para encarar desafios do mundo real que exigem uma perspectiva ampla, enquanto promovem aprendizagem mais significativa e contextualizada.

Diferente da educação tradicional, que é compartimentada em matérias isoladas, a educação transdisciplinar dá ênfase às conexões interdisciplinares e à busca de um entendimento mais integrado entre os tópicos estudados.

Na educação transdisciplinar, os professores encorajam os alunos a explorar problemas mais complexos, a analisar diversas perspectivas, buscar soluções que integram múltiplos pontos de vista e promovem a aplicação prática de conceitos aprendidos.

A adaptação transdisciplinar é um processo que varia de criança para criança e de família para família, então na St. Nicholas nós respeitamos o tempo de cada família e de cada criança. Nós acolhemos todas as crianças com respeito e afeto e os ajudamos a ambientarem-se à nossa escola, conhecer os professores e colegas e a sentirem-se felizes na escola. Estabelecemos relações de afeto para que se sintam seguros longe de seus pais e aproveitem o aprendizado na escola. Os professores estabelecerão contato estreito com as famílias para melhor apoiar os alunos em suas primeiras semanas na escola.

Chegar a uma nova escola é um desafio para todas as crianças e a experiência de cada criança é única. Nossa abordagem é começar por abastecer o recém-chegado e sua família com a dose certa de informação e apoio bem antes do primeiro dia de escola. Adiantando-se a esse primeiro dia, todos os níveis da escola tem um plano assistência pronto para os primeiros dias, semanas e meses. 

Sustentando todo esse planejamento está nosso comprometimento em conhecer a criança, acolhê-la à comunidade e participar de sua adaptação, provendo apoio e construindo sentido de pertencimento. Não importa em que momento do ano, professores e alunos sempre lembram-se de como foi quando eles foram os novatos!

Na St. Nicholas nós valorizamos as habilidades e conhecimentos dos alunos através de áreas de conhecimento e como eles se conectam com a capacidade de entender o todo. Nós usamos estratégias de avaliação legítimas e contextualizadas que servem como feedback para os alunos entenderem como sua jornada na escola está se desenvolvendo. Os testes e avaliações vão além de notas e fortalecem os alunos para que se apropriem de seu aprendizado.

Os alunos são conduzidos em um processo de aprendizagem seguindo o currículo da escola, desenvolvido dentro do escopo IB. Os testes acontecem a cada etapa do caminho da maneira mais apropriada em termos de desenvolvimento e com a participação do aluno no processo como prioridade.  Os testes podem ter diversas formas, incluindo auto-avaliação, avaliação por pares, aprendizagem baseada em projetos, dissertações, testes, múltipla-escolha e provas. Quando os alunos chegam ao Middle Years Programme (Ensino Médio), estão prontos para  participar de avaliações relacionadas a critérios que resultam na atribuição de notas. Por fim, com a chegada ao Diploma Programme, os alunos estão preparados para demonstrar suas habilidades, conhecimentos e entendimento através de avaliações IB externas. Ao longo da jornada de aprendizagem, os pais são informados sobre o progreso de seus filhos através de reuniões regulares entre pais e professores e também pelos relatórios de desenvolvimento.

Devido à nossa comunidade cosmopolita e diversa, o idioma que conecta crianças de todas as partes do mundo é o inglês, portanto é o principal idioma de instrução na escola, através do qual o currículo é entregue na maior parte do dia escolar. Português é o idioma materno de muitos dos membros de nossa comunidade e é valorizado como parte de suas raízes culturais e identidade linguística. Outros idiomas como coreano, mandarim, japonês, espanhol e muitos outros, também estão presentes em nossa comunidade como parte da herança de nossos alunos e, apesar de serem valorizados e celebrados, não são ensinados  de forma explícita. Nossos espaços de aprendizagem são conduzidos por professores com uma bagagem rica, que possuem forte proficiência em inglês e o entendimento de que todos somos professores de idiomas. 

Muitos de nossos professores são bilíngues ou trilíngues, e usam-se disso para ajudar a adaptação de novatos à escola. Ademais, nosso time de professores representa mais de 20 comunidades linguísticas diferentes, portanto a ajuda linguística nunca estará distante. Nosso objetivo para os alunos é construir habilidades em dois ou mais idiomas, desenvolver inglês e portugês como seus idiomas acadêmicos e prepará-los para ter sucesso em qualquer universidade internacional onde o inglês é o idioma de instrução, bem como para as universidades locais, onde o português será esperado, caso seja essa a escolha deles.

O currículo para alfabetização em portugês é desenvolvido através de unidades de investigação, assim como o “programa em inglês”. Os professores desenvolvem, oferecem base e implementam o currículo IB PYP através de experiências de aprendizagem autênticas e significativas. A escola cria oportunidades para os alunos explorarem diferentes tipos de textos, expandindo seu repertório linguístico, compreenderem como a leitura e a escrita funcionam em português e cada vez mais aprender as regras do sistema de escrita através de experiências de comunicação reais.

Não, as escolas internacionais são para aquelas famílias que querem que seus filhos vivam em um ambiente rico em diversidade cultural, onde eles aprendam sobre respeito, outros idiomas e valores importantes para qualquer cidadão do mundo, como pensamento crítico, responsabilidade, ação e iniciativa e habilidades interpessoais.

Aqueles formados em uma esola internacional possuem quase que oportunidades ilimitadas de continuar seu aprendizado depois do 12o ano. Os formados na escola St. Nicholas podem escolher estudar no Brasil ou fora, na verdade, nossos alunos estão em todos os continentes com todo tipo de diploma e formação que você possa imaginar. Sendo uma escola internacional, a St. Nicholas é a escolha de famílias que valorizam a cidadania global, multilinguismo, diversidade e habilidades do século 21 que prepara alunos para aprendizado futuro e todos os planos de carreira.

Todos os nossos alunos estão registrados no Ministério da Educação (MEC). Língua portuguesa e literatura são ensinados, assim como história e geografia. Os alunos precisam atender às exigências do MEC para se formar com um diploma brasileiro, oferecendo-lhes acesso às universidades locais e internacionais.

Hoje em dias, instituições brasileiras renomadas como ESPM, Insper, FGV e FAAP reconhecem a vantagem IB, tornando-a um caminho para a universidade que muitos alunos da St. Nicholas utilizaram. Acreditamos que o número de universidades que aceitam o IB Diploma como parte de seu processo de admissão irá aumentar cada vez mais no Brasil, conforme perceberem os benefícios de terem alunos com habilidades que são tão importantes em um mundo em constante mudança.

Aqui está a lista de universidades brasileiras onde nossos alunos se matricularam:

  • Centro Universitário Belas Artes 
  • Escola Britânica de Artes Criativas (EBAC)
  • Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
  • Faculdade Santa Marcelina
  • FEI*
  • Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)*
  • Fundação Getulio Vargas (FGV)*
  • IBMEC*
  • Instituto Mauá de Tecnologia*
  • Instituto Singularidades
  • Link Business School**
  • INSPER**
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie*
  • Universidade de Santo Amaro (UNISA)
  • Universidade de São Camilo
  • Universidade de São Paulo (USP)*

70% dos nossos alunos escolhem estudar em uma universidade internacional e nós temos ex-alunos em todos os continentes. Nossos alunos foram aceitos em cursos de algumas das universidades mais prestigiadas em diferentes países.

Confira a lista completa de Matrículas Recentes em Universidades (2019-2023) clicando aqui!

Nos dois campi temos uma comunidade muito diversificada e cosmopolita. A St. Nicholas Pinheiros tem orgulho de abrigar alunos de 21 nacionalidades diferentes e funcionários de 20 nacionalidades diferentes. A St. Nicholas Alphaville abriga 20 nacionalidades diferentes em seu corpo estudantil e 12 nacionalidades diferentes em seu corpo de funcionários, fazendo com que sejamos uma verdadeira comunidade internacional.

Sim, os alunos têm acesso a uma gama de atividades extracurriculares e pós-aulas. Elas são organizadas durante o almoço e depois das aulas e são oferecidas por professores, técnicos e fornecedores externos, que cobrem uma grande variedade de esportes e atividades não-esportivas. Os alunos são convidados a participar dos times de esportes da St. Nicholas, que abrange competições e torneios com escolas vizinhas. Ao todo, mais de 40 atividades diferentes são oferecidas todos os semestres, incluindo esportes, artes, culinária, dança, jogos e muito mais – há opções para todo mundo!

Na St. Nicholas nós levamos a nutrição dos alunos a sério. Nossas refeições são preparadas com cuidado, usando ingredientes naturais e da mais alta qualidade. Nós valorizamos a diversidade cultural em nossos menus, oferecendo opções veganas e vegetarianas. Aderimos a rigorosos padrões de segurança alimentar para garantir uma experiência deliciosa e saudável a todos, conquistando para as nossas cozinha o selo “Green Kitchen”. Nossa dedicada equipe de nutricionistas e funcionários trabalha incansávelmente para fornecer refeições balanceadas e saborosas, prestando atenção a cada etapa do processo. Cada ingrediente é cuidadosamente selecionado e nossos pratos são preparados com amor e dedicação.

//
//
Alphaville
//
Pinheiros

Exclusive channel for parents interested in getting to know the school.