A educação IB é holística em sua natureza - é preocupada em educar a pessoa como um todo.
Os programas do International Baccalaureate®️ (IB) tem como objetivo fornecer mais do que outros programas fornecem. Os programas IB desenvolvem jovens que são investigadores, informados e cuidadosos e que são motivados a obter sucesso. Os programas IB oferecem aos alunos vantagens diferentes através do desenvolvimento das habilidades de pensamento crítico, nutrindo sua curiosidade e habilidade de resolver problemas complexos.
O objetivo dos programas IB é desenvolver pessoas com mentalidade internacional que reconhecem sua humanidade em comum e a tutela compartilhada do planeta, e ajudam a criar um mundo mais pacífico.
Esforçamo-nos para desenvolver alunos que irão construir um mundo melhor através de entendimento intercultural e respeito, junto com um apetite para aprendizado e excelência.
As estruturas do programa IB podem funcionar de forma eficaz com os currículos nacionais em todas as idades escolares; mais da metade das Escolas Mundiais IB são financiadas pelo estado.
Os programas IB são diferentes de outros programas porque:
- Estimulam alunos de todas as idades a pensar criticamente e a desafiar suposições;
- Desenvolvem-se independentemente de governos e sistemas nacionais, incorporando práticas de qualidade de pesquisas e de nossa comunidade global de escolas;
- Estimulam alunos de todas as idades a considerar os contextos local e global;
- Desenvolvem alunos multilíngues.
Prática de Qualidade
Os programas IB incorporam práticas de qualidade advindas de pesquisas nacionais e internacionais e da comunidade global IB. Estimulam os alunos a terem mentalidade internacional, dentro de um mundo complexo e hiperconectado.
Alunos Aprendem a Aprender
Ao longo de todos os programas IB, os alunos desenvolvem habilidades de abordagem para aprendizagem (approaches do learning skills) e os atributos do aluno IB. O aluno IB é positivamente desafiado a pensar de maneira crítica e a aprender em um ambiente flexível que ultrapassa barreiras disciplinares, culturais e fronteiras nacionais.
Os alunos IB assumem a responsabilidade por seu próprio aprendizado e entendem como o conhecimento é construído, sustentado pele curso da teoria do conhecimento.
O programa IB ajuda os alunos a:
- Formular perguntas desafiadoras;
- Pensar criticamente;
- Aprender através de todas as disciplinas;
- Desenvolver habilidades de pesquisa que comprovadamente os ajudam no ensino superior;
- O programa IB também estimula os alunos a serem ativos em suas comunidades e a levar o que aprenderam para além do estudo acadêmico.

Perfil do Aluno IB
O perfil do aluno IB representa 10 atributos valorizados pelas IB World Schools. Acreditamos que esses atributos, assim como outros semelhantes a eles, podem ajudar indivíduos e grupos a tornarem-se membros responsáveis das comunidades local, nacional e internacional.
Como aprendizes IB nós nos esforçamos para sermos:
Curiosos
Alimentamos nossa curiosidade, desenvolvendo habilidades para investigação e pesquisa. Sabemos como aprender de forma independente e com os outros. Aprendemos com entusiasmo e mantemos o gosto pela aprendizagem ao longo da vida.
Tolerantes
Apreciamos nossa própria cultura e histórias pessoais de maneira crítica, bem como os valores e tradições dos outros. Procuramos e entendemos diferentes perspectivas e estamos dispostos a crescer com nossa experiência.
Informados
Criamos e utilizamos entendimento conceitual, explorando o conhecimento através de um leque de disciplinas. Empenhamo-nos em questões e ideias que tem importância a nível local e global.
Solidários
Mostramos empatia, compaixão e respeito. Temos um compromisso com o servir e agimos de forma a fazer uma diferença positiva na vida dos outros e no mundo ao nosso redor.
Pensadores
Usamos de habilidades de pensamento crítico e criativo para analizar e tomar atitudes responsáveis acerca de problemas complexos. Demonstramos iniciativa ao tomar decisões éticas e fundamentadas.
Corajosos
Encaramos a incerteza com prudência e determinação, trabalhamos de maneira independente e colaborativamente para explorar novas ideias e estratégias inovadoras. Somos engenhosos e flexíveis em face a mudanças e desafios.
Comunicadores
Expressamo-nos de maneira confiante e criativa em mais de um idioma e em diferentes maneiras. Colaboramos efetivamente, ouvindo com atenção as perspectivas de outros grupos e indivíduos.
Equilibrados
Entendemos a importância de equilibrar diferentes aspectos de nossa vida intelectual, física e emocional para atingir o bem-estar para nós e para os outros. Reconhecemos a interdependência entre nós, os outros e o mundo em que vivemos.
Íntegros
Agimos com integridade e honestidade, com um forte senso de equidade e justiça e com respeito pela dignidade e pelos direitos das pessoas onde quer que estejam. Responsabilizamo-nos por nossas ações e suas consequências.
Ponderados
Cuidadosamente consideramos o mundo e nossas próprias ideias e experiências. Trabalhamos para entender nossos pontos fortes e nossas fraquezas a fim de auxiliar nossa aprendizagem e desenvolvimento pessoal.
Na St. Nicholas nós preparamos nossos alunos com as habilidades que eles precisam agora para fazer a diferença neles mesmos, nos outros e no mundo.
Na St. Nicholas nós preparamos nossos alunos com as habilidades que eles precisam agora para fazer a diferença neles mesmos, nos outros e no mundo.
A St. Nicholas é uma Escola IB desde 2000
As nossas escolas, St. Nicholas Pinheiros e St. Nicholas Alphaville, são autorizadas pela Organização IB a oferecer seus programas. Leia mais no website IB para:
St. Nicholas School Pinheiros: https://ibo.org/school/001263/
St. Nicholas School Alphaville: https://ibo.org/school/060102/
Correlação entre a St. Nicholas e os programas IB:
Idade | Ano na St. Nicholas | Programas da St. Nicholas | Programas IB |
---|---|---|---|
1.6 – 2 | TinyTots 1 | Programa Educação Infantil | – |
2 – 3 | TinyTots 2 | – | |
3 – 4 | Berçário | – | ![]() Ensino Infantil e Fundamental | |
4 – 5 | Jardim 1 | ||
5 – 6 | Jardim 2 | ||
6 – 7 | 1º ano | ||
7 – 8 | 2º ano | ||
8 – 9 | 3º ano | ||
9 – 10 | 4º ano | ||
10 – 11 | 5º ano | ||
11 – 12 | 6º ano | – | ![]() Ensino Fundamental || e Médio |
12 – 13 | 7º ano | ||
13 – 14 | 8º ano | ||
14 – 15 | 9º ano | ||
15 – 16 | 10º ano | ||
16 – 17 | 11º ano | – | ![]() Ensino Médio (Pinheiros e Alphaville Campus) |
17 – 18 | 12º ano |
*Somente escolas autorizadas pela Organização IB podem oferecer qualquer um de seus quatro programas acadêmicos: o Primary Year Programme (PYP), o Middle Years Programme (MYP), o Diploma Programme, ou o Career-related Programme (CP).