Pular para o conteúdo

A Educação Internacional é um Oceano de Possibilidades

A St Nicholas é uma escola internacional, na qual entende-se o ensino internacional em relação ao que a etimologia da palavra nos ofrerece: a educação aqui ocorre de forma integrada e inclusiva, a partir da colaboração que culturas de diversas nações promovem. A partir da língua inglesa, em diálogo com a língua portuguesa, idioma do país-sede da escola, as crianças falam, escrevem e criam, pois a criança evolui na criatividade.

Quanto maior o repertório, maiores as possibilidades de desenvolvimento criativo. O convívio acadêmico com o português e com o inglês, associado ao convívio diário com alunos e professores de todas as partes do mundo, propiciam um contato com trocas ativas e permanentes entre as culturas das diversas nações que coexistem na St Nicholas.

As línguas e as culturas se alimentam entre si. Uma criança com acesso a diversas línguas é capaz de entender com muito mais profundidade a própria cultura. Se um aluno lê Shakespeare, ele é capaz de entender melhor o Machado de Assis, pois o Machado leu e foi fortemente influenciado pelo poeta inglês. 

Conhecer e vivenciar línguas e culturas é um privilégio que traz benefícios duradouros. Ao funcionar em dois ou mais idiomas, a criança exercita o cérebro e desenvolve o controle cognitivo. A prtir do Grade 6,  a St Nicholas oferece ainda uma terceira língua, como o espanhol e o francês, além de fazer com que alunos japoneses ou coreanos se sintam em casa aqui, pois suas línguas também são contempladas no currículo.

Estudar em um ambiente internacional em inglês, em português e em outras línguas é um ato de respeito ao outro, que é um espelho de possibilidades humanas. Quanto mais conhecemos idiomas e culturas, mais profundamente nos conhecemos. Quanto mais internacional é uma criança, mais longe ela é capaz de enxergar o horizonte. Todas as línguas têm uma só origem. Na St Nicholas, as línguas são a origem da educação que conversa com culturas de hoje e de sempre.

Anderson Borges Costa

Head of the Portuguese Department

St Nicholas School

Author

  • Anderson Borges Costa, Brazilian, is an awarded author of novels, story books and plays. He was translated into English in Canada. He is the Head of the Portuguese Department at St Nicholas International School in São Paulo, where he is also a Portuguese and Literature teacher.He is a literary critic and writes reviews for several magazines. He acted in director Anna Muylaert´s movie “Don´t Call me Son” playing the main character´s Literature teacher.

//
//
Alphaville
//
Pinheiros

Exclusive channel for parents interested in getting to know the school.