fbpx
Pular para o conteúdo

Colocando o “internacional” no “Bacharelado Internacional” (International Baccalaureate): o que significa oferecer uma educação IB completa na St. Nicholas Alphaville

Share this post on social!

Desde a inauguração do campus da St. Nicholas Alphaville em 2016, a escola passou por sucessivos estágios de implementação do contínuo do International Baccalaureate, começando com a autorização do PYP em 2018, seguida pela autorização do MYP em 2021 e finalmente recebendo a autorização de nosso DP em Maio de 2024.

Isso está de acordo com a missão e visão da escola de oferecer uma experiência única de aprendizagem para cada um de seus alunos. Além disso, temos orgulho de oferecer aos nossos alunos uma estrutura educacional baseada em investigação que valoriza a contribuição dos alunos, diversidade de pensamentos e comprometimento com o serviço alinhado à filosofia e aos princípios IB.

Mas o que isso significa na prática? Como é ser uma escola internacional de verdade no dia-a-dia? Como os pais e os alunos saberão diferenciar? 

Vamos explorar as maneiras com que a filosofia IB guia a experiência dos alunos na St. Nicholas Alphaville. 

O Diploma Programme como etapa final de uma educação IB

Pertencer a uma escola IB continuum, portanto, significa que os alunos entram para o Diploma Programme com um conjunto de habilidades bem definido necessários para obter sucesso, ao invés de começar a trabalhar essas habilidades ao final de sua jornada educacional, no Ensino Médio.

Os alunos começam a ter contato com os princípios IB, como investigação, reflexão, colaboração e demonstração de aprendizado a partir dos três anos e continuam a desenvolver tais habilidades, bem como seu entendimento de mundo através das lentes conceituais a partir do Primary Years Programme, através do Middle Years Programme e no Diploma Programme, onde seu trabalho como alunos IB completos atinge seu destino final. 

Comprometimento com a mentalidade internacional

As escolas não precisam ser internacionais para ter mentalidade internacional e as escolas internacionais não tem mentalidade internacional por padrão, e por isso enxergamos que é nosso dever e responsabilidade ativa aqui na St. Nicholas de garantir e nutrir a mente aberta de nossos alunos, respeitando seus pontos de vista e modos de ser, mesmo quando eles são diferentes dos nossos. Mentalidade internacional é uma ação e uma escolha e nós fazemos essa escolha todos os dias através do nosso trabalho na escola. 

O que isso significa na prática em escolas como a St. Nicholas é que nós acolhemos uma gama ampla e equilibrada de ideias, narrativas e vozes vindas de uma comunidade escolar onde os alunos e suas famílias representam diferentes nacionalidades, culturas, crenças e nossos professores, que vêm de todos os cantos do mundo enriquecem a experiência de aprendizagem com suas perspectivas únicas, multilinguismo e uma maneira diferente de pensar e enxergar o mundo. 

Voz, escolha e ação para todos nossos alunos

Os alunos, ao entrar em um programa IB como o Diploma Programme em um estágio mais avançado de sua educação, podem se sentir sobrecarregados pelas possibilidades de escolha e independência que acompanham essa decisão, já que eles podem não ter tido a oportunidade de estar no comando de sua jornada de aprendizagem até esse momento.

Na St. Nicholas nós nos esforçamos para estimular os alunos a reivindicar o domínio de seu aprendizado, o que inclui seus espaços de aprendizagem, maneiras de expressar seu aprendizado e suas contribuições em algumas áreas do desenvolvimento da escola, através do Conselho Estudantil, dos representantes do Bem-Estar do Aluno, de eventos liderados pelos alunos, bem como nas aulas e experiências de aprendizagem diárias. 

Isso empodera os alunos a refletir sobre suas escolhas e permite entrar para o Diploma Programme com uma visão clara e racional de seu futuro, aperfeiçoada por anos de experiência tendo suas vozes ouvidas e domínio de suas escolhas ao longo de sua vida escolar. 

Inclusiva, acessível, rigorosa

Na St. Nicholas nós temos altas expectativas para a nossa comunidade e definimos um alto padrão em termos de colaboração, comunicação e apoio para os alunos e famílias. Nós estamos profundamente comprometidos com os princípios de inclusão e pertencimento para todos os alunos dentro dos programas IB, pois sabemos que não é possível atingi-los através de exclusão ou comprometendo nossos padrões.

Em vez disso, é através do investimento consistente e do compromisso em permitir que cada um de nós alcance o nosso máximo potencial através dos três programas IB, que somos capazes de criar um ambiente onde todos os alunos têm potencial para ter sucesso nos três programas IB.

Na prática isso significa que fornecemos apoio personalizado quando necessário, educamos nossa comunidade através de eventos e workshop regulares e providenciamos suporte e treinamento contínuo a nossos professores para garantir que estamos todos trabalhando alinhados com o mesmo objetivo de sucesso para cada aluno em sua jornada de aprendizagem única. 

Temos orgulho em ser uma escola IB continuum e esperamos fortalecer nosso compromisso de fornecer uma educação verdadeiramente internacional para a região de Alphaville.

Author