fbpx
Pular para o conteúdo

Aquisição de Linguagem nos Anos Iniciais

Share this post on social!

A St. Nicholas School reconhece o poder da linguagem na sociedade atual que vive em rápida mudança e percebe que a capacidade de se comunicar em mais de um idioma é altamente vantajosa. O inglês é a nossa língua inclusiva que une a comunidade de aprendizagem e também é a nossa principal língua de instrução. A aprendizagem e o ensino do português começam gradualmente a partir do berçário (3-4 anos de idade).

Como comunidade internacional, valorizamos e celebramos todas as línguas maternas. As famílias vêm com uma rica e diversificada formação cultural e linguística, além disso, elas também têm uma variedade de expectativas linguísticas de uma escola internacional. Para algumas famílias que frequentemente mudam de um país para outro, o inglês oferece continuidade de aprendizado. A maioria das famílias acredita que o multilinguismo e a competência em inglês abrem portas futuras, tanto profissionalmente quanto academicamente para seus filhos.

Uma experiência imersiva em inglês cria um contexto autêntico para aprendizado e aquisição do idioma. Nos anos iniciais, os cumprimentos matinais, os sorrisos e os gestos proporcionam um ambiente acolhedor aos pequenos. A música, o ritmo e o movimento são uma das principais linguagens das crianças e, por meio de músicas em sua rotina diária, nossos alunos começam a entender o idioma enquanto se divertem. O uso do inglês é incentivado e celebrado, portanto, agrupar as crianças com uma variedade de línguas maternas é uma maneira eficaz de incentivar o uso do inglês ao brincarem de diferentes jogos, pois pode ser o idioma comum entre eles.

Existe um ambiente rico em alfabetização com livros, etiquetas e oportunidades para visualizarem os materiais impressos de várias maneiras e propósitos. Quando brincam de faz-de-conta, elas usam uma variedade de situações da vida real e gostam de fazer parecer o mais real possível, assim, surgem ideias de fazer sinais e etiquetas para nomear as coisas. Os momentos de leitura em voz alta são uma parte preciosa do dia, quando as crianças são expostas a livros de literatura de alta qualidade que as encantam e desenvolvem o gosto e o prazer de ouvir histórias.

Os professores usam a linguagem de instrução para ensinar as crianças tanto em ambientes fechados quanto ao ar livre. Por exemplo, os professores de português usam o português para se comunicar com as crianças o tempo todo, enquanto os outros professores usam o inglês o tempo todo. Na hora do lanche, no jardim ao ar livre, seja correndo, construindo castelos de areia ou escolhendo um brinquedo, as oportunidades de conviver e interagir com outras crianças para desenvolver não apenas habilidades linguísticas, mas também habilidades sociais e emocionais como parte de uma comunidade multilíngue, são grandiosas e oferecem suporte ao aprendizado entre os idiomas.

O processo de aquisição da linguagem escrita ganha mais foco no último ano dos anos iniciais. É apenas o início de um longo processo e deve ser nutrido e celebrado constantemente. As crianças começam a ver letras onde antes não viam, aprendem sobre seus nomes e se motivam a se tornarem “detetives de palavras”. Elas não apenas interpretam as imagens e recontam histórias, como também começam a lidar com a leitura e a escrita das palavras. Pequenos passos para o que será uma maratona no futuro!

Maria Martha é especialista em aquisição de linguagem adicional e no ensino de leitura e escrita desde o jardim de infância até o G1.

Clique aqui para fazer a admissão do seu filho agora!

Referências:

St Nicholas Language Policy

Ellis, R. (1985). Understanding second language acquisition. Oxford: Oxford University Press. 

Krashen, S. (1982). Principles and Practice in Second Language Acquisition. Oxford: Pergamon Press. 

Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento, um Processo Sócio-Histórico, Marta Kohl de Oliveira, 112 págs., Ed. Scipione.

Author

  • Maria Martha Correa

    Maria Martha é especialista em aquisição complementar de linguagem e também no ensino de leitura e escrita desde a Educação Infantil até o G2.

//
//
Alphaville
//
Pinheiros

Exclusive channel for parents interested in getting to know the school.