A Musicalização na primeira infância é um forte estímulo para o desenvolvimento das funções cognitivas e motoras, além de favorecer o aspecto afetivo, social e de autoconhecimento.
A audição é o primeiro sentido a ser desenvolvido, segundo especialistas por volta da 21ª semana (quinto mês) de gravidez, onde o feto ouve e distingue claramente a voz da mãe.
Pouco antes da 24ª semana ele já reage a estímulos sonoros mais familiares, como situações que compõem a rotina da mãe.
Essas informações nos fazem perceber que os primeiros acessos ao mundo se fazem através da escuta e muito se constrói por meio dela.
A música é presente durante toda a infância e rege o desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal, a canção ganha significado ao ser apreciada, ao reconhecermos suas intenções, seja pelo ritmo, movimento ou emoção que instiga.
A musicalidade ajuda a todos nós de maneira imensurável, e para as crianças a questão musical envolve, além das manifestações emocionais de alegria e brincadeiras, tem-se o desenvolvimento do vocabulário e aperfeiçoamento da dicção das palavras como uma contribuição musical nesse processo de desenvolvimento para as crianças.
A musicalização acontece por meio de vários aspectos que compõem o dia a dia das crianças, entre eles podemos citar práticas como: brincar, dançar, tocar, explorar, experimentar, criar e apreciar. Um importante lembrete é que a musicalização sempre oferece experiências enriquecedoras para o aprendizado das crianças, promovendo a aquisição de conhecimento e não apenas como entretenimento vazio.
Além, disso, o destaque para esses aspectos se dá não apenas pela harmonia e melodia que compõem a musicalidade, mas como forma de ouvir e aprender sobre costumes, tradições, contextos históricos e geográficos, estabelecendo conexões e indagações sobre outras culturas e países ao redor do mundo.
Por meio dos desafios pessoais e sociais geridos pela musicalização que contempla saberes transdisciplinares, a criança tem oportunidade de se desenvolver dentro do perfil do aluno IB fincando suas ações e valores em atributos essenciais para ser um cidadão do mundo.
Ao desenvolver uma experiência colaborativa em contextos do fazer musical, envolvendo aspectos como tocar, cantar ou brincar de roda, o aluno estabelece um propósito sobre o que ele quer aprender, desenvolvendo o sentido de responsabilidade e solidariedade através de uma ação conjunta.
Assim, a escola é um ambiente de contato com as múltiplas linguagens, e a musicalidade na infância é parte importante do processo de desenvolvimento da criança.
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