Pular para o conteúdo

O que é educação midiática e como funciona?

Share this post on social!

Antes de definirmos a educação midiática, podemos parar um pouco e pensar que durante muito tempo a única forma de adquirir informação eram os livros e a permanência nas bibliotecas com nossos amigos, fazendo pesquisas e transcrevendo informações para saber sobre determinados assuntos que não eram abordados na sala de aula. 

Isso mudou bastante ao longo dos últimos anos e trouxe maravilhas para a comunicação, informação e maneiras de promover o conhecimento. 

Mas antes de pensar sobre cada aspecto positivo, devemos lembrar que o mundo das redes, onde praticamente todas as pessoas, de diferentes idades estão inseridas, traz um grande fluxo de conteúdo que precisa ser filtrado, principalmente quando estamos falando do acesso das crianças a esse universo. 

Pensando nisso, vamos compreender o que é educação midiática e a sua importância para vida e formação das nossas crianças. 

O que é educação midiática? 

Podemos definir educação midiática como a orientação dada não apenas em casa, mas na escola, para as crianças e adolescentes que estão inseridos no mundo digital consumindo e produzindo conteúdo. 

A educação midiática envolve a capacidade de analisar criticamente os conteúdos consumidos e produzidos nas redes, ou de maneira impressa, e ainda pela televisão e rádio, mesmo que em menor escala, onde o papel do senso crítico atua de maneira primordial como uma competência necessária para o uso saudável das mídias sociais. 

Atualmente, além de consumir conteúdo, a grande maioria das pessoas produz algum tipo de material que gera interação nas redes sociais, desde dancinhas para o entretenimento até materiais elaborados e vídeos em plataformas específicas que ajudam na formação pessoal, educacional e profissional. 

Isso pode gerar uma série de dúvidas para os pais, sobre a exposição em que seus filhos estão inseridos e a necessidade de saber como lidar com todo esse volume de informações e a confiabilidade delas.

A consciência e responsabilidade no uso das ferramentas digitais e das redes de compartilhamento deve ser considerada uma aliada para o processo de educação e aprendizado das crianças e adolescentes, gerando inúmeros benefícios para eles. 

Qual a importância da educação midiática para a formação das crianças? 

A importância da educação midiática está na possibilidade de desenvolver nas crianças a capacidade de criticar reflexivamente os conteúdos que estão consumindo, de modo a entender se aquele conteúdo é benéfico e verdadeiro. 

Estamos falando de crianças e adolescentes que são nativos digitais, ou seja, já nasceram sobre a influência da internet e das diversas mídias sociais advindas dessa tecnologia, o que não significa, todavia, que não precisam de orientação para se inserir nesse mundo comum para eles.

Outro benefício é criar um sistema de alerta nas crianças e adolescentes e até em nós adultos e responsáveis, para que tenhamos foco em nossas pesquisas, para manter o direcionamento sobre a busca de conteúdo. 

Por muitas vezes entramos em sites e somos levados por uma série de intermináveis links que nos impulsionam sempre a frente e as vezes acabamos por perder o sentido principal da nossa busca naquela ferramenta, divagando em informações desconexas pela falta de foco e atenção, que muitas vezes as mídias sociais proporcionam. 

Pensando nisso, por termos uma cultura midiática, desde os primeiros anos de vida e o acesso a telas e conteúdo, é importante que o senso crítico reflexivo seja trabalhado. 

Podemos citar diversas situações que corroboram para um uso desenfreado e pouco crítico das mídias sociais. 

Pegando as redes sociais como exemplo, é comum as pessoas navegarem distraidamente por elas e de repente curtirem, comentarem e até compartilharem informações que não condiz com seus valores e seguirem pessoas em redes sociais que não vão acrescentar conteúdo e qualidade a sua vida. 

Pensando pelo lado das crianças, é importante que os pais estejam sempre atentos com o que seus filhos estão consumindo na internet, nas mais variadas plataformas disponíveis para eles.  

As músicas, os filmes, os pequenos vídeos e as fotos em redes, os sites de jogos e tudo mais quanto se pode encontrar devem despertar a capacidade de desenvolver cidadãos reflexivos, empáticos e com senso de justiça e humanidade para compor a sociedade e tudo mais que ela representa, no que tange a capacidade de ajudar as pessoas e refletir valores que agregam as suas próprias vidas e daqueles que os cercam. 

A capacidade de perceber o mundo a sua volta e analisar criticamente o ambiente informacional gera cidadãos com uma mentalidade fortalecida. 

Quais os objetivos da educação midiática?

Quando pensamos nos objetivos da educação midiática podemos descrever algumas situações que estão presentes em nosso dia a dia e que muitas vezes passamos para as crianças pelo nosso exemplo.

A educação midiática tem objetivos claros, com relação aos estudantes, tais como: 

  1. Analisar: deste modo, quando estamos falando das crianças e da capacidade de analisar as informações criticamente, é necessário ter em mente que esse comportamento deve ser habitual. 
  2. Compreender: as crianças devem compreender os mecanismos de busca de informação. 
  3. Acessar: o acesso as diversas ferramentas digitais, não apenas a internet, mas a múltiplos recursos midiáticos facilita a capacidade reflexiva das crianças.
  4. Aplicar: a aplicação das informações adquiridas pelas mídias é um dos principais objetivos da educação midiática, principalmente no que se relaciona as crianças e a tudo quanto elas estão aprendendo nessa fase da vida. Assim, devem ser orientadas a aplicar as informações adquiridas de forma segura para o seu dia a dia. 
  5. Criar: diante desse universo de mídias, as crianças começaram a fazer parte do processo de criação de conteúdos, o que gera o desenvolvimento de habilidades diversas e positivas para a formação humana e cognitiva delas.  

Essa gama de objetivos também está posta para os adultos, professores e demais envolvidos no processo de educação midiática, onde explorar abordagens pedagógicas diferenciadas são necessárias para promover um aprendizado baseado na curiosidade das crianças de forma contínua. 

Facilitar esse processo é um dos grandes objetivos da educação midiática para professores e pais, assim como guiar e criar situações seguras, responsáveis e encorajadoras para o bom desenvolvimento das crianças ensinando sobre ética e contribuição social. 

Recursos midiáticos na educação infantil: como funciona?  

A cultura midiática está presente nas mais variadas atividades do cotidiano das crianças, considerando que ela não é um componente escolar, mas uma forma de vivência social, deve ser utilizada para desenvolver a criticidade sobre diferentes conteúdos. 

Pensando assim, todos os professores podem utilizar as ferramentas digitais e consequentemente inserir no dia a dia da sala de aula a educação midiática a partir dos conteúdos apresentados. 

Ensinar para as crianças como identificar a veracidade e credibilidade das informações deve ser algo pensado desde a educação infantil. Portanto, quando utilizamos os recursos midiáticos dentro da sala de aula, as informações devem ser usadas para despertar a capacidade crítica das crianças. 

Podemos destacar alguns pontos para uma melhor inserção das crianças com os recursos midiáticos. Vejamos: 

  • Orientação
  • Acompanhamento
  • Reflexão
  • Domínio 

Quando pensamos em cada um desses pontos, devemos ter em mente que as crianças precisam de orientação em todo o seu processo de crescimento e desenvolvimento, e a educação midiática é uma necessidade real na vida deles, ao passo que o mundo está cada vez mais conectado. 

Essa orientação deve ser dada na escola, em casa e por todos aqueles que fazem parte do dia a dia delas. 

A demonstração comparativa para as crianças de uma imagem real e uma montagem fotográfica pode ser um bom começo para despertar o olhar crítico sobre as imagens e fotos que elas encontram nos recursos midiáticos, despertando outro ponto importante, que é a reflexão. 

O acompanhamento de todas as atividades das crianças baseadas no uso de mídias sociais é indispensável para a boa inserção nesse universo. 

E por último, mas não menos importante, temos as questões relacionadas ao domínio tecnológico, que deve ser ensinado para elas desde os primeiros contatos com as mídias sociais para melhor fazerem uso das ferramentas digitais e comunicação.  

Dentro da educação infantil, os recursos midiáticos podem ser inseridos de diversas formas, entre elas podemos citar

  • Gamificação 

Como uma importante forma de inserir conhecimentos matemáticos, linguísticos, artísticos, geográficos e históricos no cotidiano das crianças, a gamificação é uma aliada na educação infantil e pode ser utilizada como uma forma de inserir os pequenos na cultura midiática, onde podem aprender a usar ferramentas digitais como sendo um jogo divertido e que permite que o professor e os pais usem a criatividade com elas.  

  • Prática de leitura online

O acesso à leitura é um dos grandes estimulantes da criatividade, imaginação, habilidade de comunicação para as crianças, assim, inserir o universo da leitura também pela cultura midiática pode ser enriquecedora pelas possibilidades de recursos e facilitação do acesso que despertam a curiosidade dos pequenos nesse processo.   

A escola é um espaço de desenvolvimento agregado as ferramentas digitais, a partir da cultura midiática, que compõe o processo de aprendizagem das crianças, colocando o aluno como protagonista do seu aprendizado, onde a busca de informações é fundamental. 

A St. Nicholas School é uma escola com proposta de ensino internacional que propicia para seus alunos a segurança e potencializa seu processo de aprendizado, unindo ferramentas digitais a um ambiente completo para a formação dos pequenos. 

Oferecendo segurança para as crianças e os pais, a partir de uma equipe de profissionais preparados para os desafios educacionais da modernidade, de forma humanizada e com um ambiente completo para o desenvolvimento dos alunos.  

Venha conhecer a St. Nicholas School e traga seu filho para a melhor escola infantil particular de São Paulo. Clique no link para fazer admissão agora mesmo! https://stnicholas.com.br/admissions/.

Author

  • St. Nicholas School

    St. Nicholas School is a school with an international education with the aim of developing responsible, confident and caring citizens. Teaching students to ask the right questions, to get to the right places for them. You can find St. Nicholas School in Pinheiros and Alphaville.

//
//
Alphaville
//
Pinheiros

Exclusive channel for parents interested in getting to know the school.